Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pesquisa Iguana Sports

A Iguana Sports está fazendo uma pesquisa no site dela sobre o perfil dos corredores, e quem participar, recebe R$ 10,00 de desconto na inscrição em qualquer prova organizada por ela em 2013. 

Em 6 anos, foram mais de 250 provas e 600.000 corredores! Algumas das provas mais bem organizadas do país, como: Golden Four Asics, Mizuno 10Miles, e Circuito Athenas, entre outras.

Basta acessar o link: http://dnadecorredor.com.br/  e participar.  Eu fiz, e não levei 3 minutos. É uma oportunidade
de contribuirmos com informações sobre nosso esporte predileto e ainda ganharmos um 
desconto. 

E vamos em frente!



domingo, 25 de novembro de 2012

Corro Por Que, Mesmo?

Estava passeando por um Blog (http://runnerhostil.blogspot.com.br), e vi uma pesquisa:

POR QUE VOCÊ CORRE?


Perda de peso
Relaxar
Simplesmente gosto
Sou um competidor
Não corro

Pensei, pensei . . . mexi o mouse, parei, pensei, mexi novamente, parei. Não consegui responder, não tinha resposta, simplesmente.

Eu comecei a correr para perder peso e ter uma vida mais saudável, evitar doenças e  problemas. Isso!

E hoje, corro porque gosto, e porque quero melhorar meu desempenho. Cada Km a mais que corro (já fiz 2 Meia), cada segundo que baixo em cada prova, me motivam e mostram que dá pra ir mais pra frente.

Assim, não corro para perder peso (não mais, embora ganhe peso se não correr), corro porque gosto, mas não só por isso, sou um competidor mas compito contra mim mesmo), corro também porque gosto e para relaxar. Não deu para responder, mesmo.

Como no grupo tem gente que corre bem, mas sem absurdos (ok, tem esses também...rsrs), então dá pra melhorar bastante sem pensar em insanidade. Essa, sim, fica um pouco mais para frente.

Da média 7,7 km/h, para 8,4, para 8,8, para 9,1 com pico de 9,9 na última Track&Field,  vamos consolidar os 9, para chegar nos 10 algum dia...kkk...

E vamos em frente, né? que a vida não espera.



Temperatura Máxima

Reportagem da Revista O2, que pode ajudar a entendermos melhor o que acontece conosco durante nossa atividade física.



Temperatura máxima
Entenda como o corpo humano enfrenta o calor durante a corrida


O corpo humano é uma máquina feita para o movimento. E um dos maiores inimigos para o bom funcionamento dessa complexa estrutura é o calor. 
Nosso organismo tem estratégias para manter sua temperatura próxima dos 37ºC e, para enfrentar o calor durante o tempo de esforço, os órgãos interagem com a temperatura externa, a umidade do ar e a velocidade do vento. Nesses acordos, as razões para tanto esquenta (termogênese) e esfria (termodispersão, sudorese) andam lado a lado, num processo chamado termorregulação.

É assim que músculos, sangue e suor trabalham produzindo e liberando calor para tentar manter sua performance, trocando temperatura com o ambiente através de três processos: condução (aceleração da corrente sanguínea), irradiação (vasodilatação periférica) e transpiração (sudorese para provocar resfriamento por evaporação na pele).

O calor, além de minar todas as forças atléticas e de resistência, é mais perigoso para o corpo do que o frio: 5ºC acima da normalidade corporal “cozinham” as proteínas celulares. No limite extremo dessa temperatura, o cérebro é o órgão mais afetado e acontecem câimbras, náuseas, vômito, suor, tontura, visão turva e desmaio, até que ocorra uma falência cardíaca. Na outra ponta do termômetro, o perigo começa ao baixar dos 35ºC. O frio faz o metabolismo diminuir, mas não é tão fatal quanto o calor, pois é preciso 20ºC no corpo para acontecer uma parada cardíaca irreversível.
Ar
* Quanto mais alta a temperatura climática e a umidade do ar, mais rápido o corpo vai processar suas estratégias de refrigeração e mais rápido haverá queda de rendimento. Superaquecimento (38ºC) pode gerar fadiga extrema.
* A combinação de horários, vento e umidade do ar auxiliam no trabalho de redução da temperatura corporal. 
Ao amanhecer ou anoitecer, com ventos leves e de 50% a 60% de umidade atmosférica, são condições ideais para favorecer o corpo humano na corrida.
Sangue
* A pressão arterial alterada recebe calor da atividade física, causa vasodilatação periférica, menos oxigenação dos músculos e a temperatura corporal pode chegar próximo do estado febril (38ºC). 
Ocorre a perda de sódio no plasma sanguíneo (hiponatremia), que prejudica a absorção de glucose, abaixa a pressão, gera hipoglicemia de esforço e interrompe a atividade.
* O sistema circulatório superaquecido desvia o sangue para a pele, deixando-a quente e avermelhada. Essa vasodilatação periférica dissipa o calor excessivo no ambiente para abaixar a temperatura corporal. O condicionamento de sudorese acompanha o cardíaco, evoluindo para reduzir o trabalho e a perda de rendimento.
Músculo
* Cerca de 2/3 da energia para gerar a força mecânica dos músculos é desperdiçada na forma de calor. Os exercícios elevam e estabilizam a temperatura corporal a um limite (37,5ºC), somada à temperatura ambiente.
* O intenso trabalho muscular gera 20% mais de calor corporal e ativa os sistemas de refrigeração do corpo. O calor irradiado para o sangue é distribuído aos órgãos e dissipado no organismo. Os próprios músculos auxiliam o bombeamento do coração.
Suor
* Com 50% do peso corporal em fluidos, é comum perder até 1,8 kg de líquidos em uma hora de corrida. A perda excessiva de potássio eleva os batimentos cardíacos até a arritmia e aumenta a vasodilatação. Essa redução prejudica a saúde e a performance, e pior, ao lutar contra o calor, as glândulas sudoríparas podem desidratar ainda mais um organismo se não houver reposição.
* O suor é liberado sobre toda a superfície da pele. 
A refrescante perda de calor do corpo se dá pela evaporação no ambiente, mais eficiente quanto menor for a umidade relativa do ar. A transpiração de líquidos se inicia a partir dos 37,4ºC e ocorre quando o calor gerado pelos músculos ultrapassa sua capacidade de dissipação.
Termômetro Humano
42ºC
 Não há mais garantias de que a vida possa ser salva. Ausência de suor indica desidratação grave e estado de coma.

41ºC 
Último aviso de grande perigo. O metabolismo fica seriamente comprometido, a ponto de alterar as proteínas celulares.
40ºC 
Início da hipertermia. Ocorre náusea, vômito e falta de coordenação pela perda de sais minerais. A interrupção do suor indica forte desidratação.

38ºC 
Estado da febre. Forte sudorese com presença de espasmos musculares e sensível exaustão. Há queda de batimentos cardíacos e até desmaio.

36ºC a 37,5ºC
 Faixa de temperatura normal do corpo. Inclui a menor (dormindo) e a maior possibilidade (exercício).

35ºC
 Início da hipotermia. Perda de coordenação motora e racional. Acontecem calafrios, sensação de cansaço e forte apatia, incluindo recusa ao socorro.

30ºC 
Existe uma redução de um a dois batimentos cardíacos. O corpo fica em desorientação completa e perde o raciocínio por falta de sangue no cérebro.

20ºC 
O corpo interrompe todas as suas funções por causa da diminuição do metabolismo, junto à temperatura, até cessar as atividades do coração e do cérebro.

FONTE: Raul Santo de Oliveira é fisiologista e professor doutor do Cemaf (Centro de Medicina da Atividade Física do Esporte) da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.


O Que a História nos Ensina

Um dia, o Império Romano teve sob seu comando uma região expressiva do planeta . A Inglaterra já foi uma potência bélica de poder incontestável. A Rússia era uma força que se equiparava aos EUA também no quesito bélico.

Grandes fortunas de dimensões inimagináveis, foram reduzidas ou desapareceram. A Microsoft, que já teve um valor de mercado que a colocava entre as maiores empresas do mundo - se não a maior - hoje vale metade de uma Apple, que estava quase falida há cerca de 20 anos atrás.

Michael Schumacher, o grande campeão de todos os tempos, voltou à Fórmula1 sob grande expectativa. E...?

Grandes atores e atrizes, outrora exemplos de beleza, ficamos assustados quando os vemos.

Os EUA, ainda grande potência econômica mundial, em breve deve ser ultrapassada pela China, país que há 40 anos não valia uma aposta sequer.

Olhando hoje, a história, percebemos que sucesso passado não é garantia de sucesso futuro. Na verdade, cada vez menos é garantia de sucesso. O mundo é muito dinâmico, corre a passos velozes, está mais complexo.

Mas isso tem um lado positivo: se o sucesso passado não garante o futuro, dificuldades presentes, da mesma forma, não impedem que, lá na frente, consigamos superá-las.

Quem não tem uma história de um conhecido que começou a correr bem antes de nós, quando nem pensávamos em fazê-lo, e hoje estamos no mesmo patamar ou até mais na frente?

Ou que esse conhecido um belo dia parou de treinar e nós continuamos em frente?

Quem nunca viu pessoas treinando forte imaginando que nunca chegaria lá, e hoje faz uma Meia tranquilo? E que mesmo assim, ainda acha que está no meio do caminho e que tem muito a melhorar?

Então, a história mostra que nada dura para sempre, e que, portanto, tudo pode ser mudado, e para melhor, sempre. 

Só depende da nossa vontade, somente isso.

Bom domingo!



Atraso e Desculpas!

Pessoal, o Blog é programado para que os comentários sejam enviados por e-mail para que eu os libere. Os do Facebook (postados) pelo FB entram direto, mas, ao que parece, quem entra pelo Blog e comenta pelo FB, o comentário fica pendente e eu não recebo e-mail com o comentário para poder liberar.

Assim, olhando o resumo geral do Blog (que eu não costumo fazer, pois uso outras consultas para administrá-lo), observei 9 comentários pendentes de liberação. Alguns desde 12/11! 

Imperdoável, e inadmissível. TODOS já foram liberados e respondidos, TODOS!

Essa verificação será feita diariamente, para evitar que levem mais de 24 para serem liberados.

Eu sou extremamente chato com relação a comunicação eletrônica onde não sou respondido (sou, na verdade, o terror de quem recebe meus e-mails, pois cobro respostas e acho que é uma obrigação de quem usa esse meio, responder), e então me cobro para que, quem entra em contato comigo receba respostas rápidas.

Mais uma vez, desculpem-me, e o problema foi resolvido, e a maneira que eu uso para verificar, também.

E cito aqui quem teve seu comentário atrasado:

1-) Runner Hostil
2-) Ciro
3-) Daniel
4-) Jorge Ultramaratonista
5-) Ultra Sandrinha


Já reservei o domínio www.corredoresdeverdade.com.br, estou pagando a anuidade sem usá-lo, e quero fazer um site com mais recursos e mais controle e flexibilidade sobre como os leitores poderão interagir. Mas preciso contratar um profissional, fazer o site, cuidar da  manutenção, ver a possibilidade de vender espaço publicitário para justificar o investimento no site e manutenção, etc., etc.

Uma hora sai . . . rsrs

Para quem perguntou como acompanhar as postagens: no topo, do lado direito, tem um campo: SIGA POR E-MAIL. Basta colocar seu e-mail, digitar o código que vai aparecer, e, quando receber o e-mail, conformar. Pronto! Todo Post será encaminhado para o seu e-mail automaticamente.

Ah! 11/11 publiquei um Post agradecendo os 17.000 acessos. Hoje, estamos com mais de 18.500!

Valeu, novamente!



sábado, 24 de novembro de 2012

Novo Membro: Família Crescendo

Tenho duas bermudas de compressão, ambas Flets. Eu uso bermuda de compressão, menos pelo efeito compressivo, que não consegui avaliar os resultados (embora, só faça Meia Maratona com elas), e mais por 2 motivos:

1-) Fixação no corpo, ao contrário do short, que é folgado
2-) Pelos bolsos, que permitem levar sachês de gel, e demais suplementos

Como não queria mais Flets, e as importadas não têm bolsos, sobraram a Mynd e Woom, das que conhecia. Chegando na loja, não havia Mynd, e a Woom achei meio sem graça. E conheci a R2L, nacional, com bolso e resolvi testar:





Ao contrário das demais marcas, ela não tem elástico prendendo a perna, mas é firme e possui 23% de elastano, como a maioria das marcas (variam entre 23 e 25%).

Usei pela 1a vez hoje, num treino de 10K. Não apertou exageradamente (uso Flets M e essa é tamanho P), a localização dos bolsos é adequada, serviu ao propósito. Assim que tiver mais novidade com o uso, dou notícias. 

2XU, CW-x: façam bermudas com bolso, por favor!



Quando Tudo o Que Você Queria Ouvir era . . .

Algumas modificações temporárias na planilha e estou dosando corrida e musculação. 

Ontem não fiz musculação e considerei a possibilidade de fazer após a corrida de hoje. Enquanto corrida, pensava: "Não vou". "Vou sim". "Vou, não". 10K cumpridos, e bateu uma preguiça de ir para a academia. . . mas o dever me chamava.

E daí, comentei com outro corredor: "Dúvida cruel: não sei se vou pra casa, ou para a academia". E Ulisses cortou: "Vai pra casa". 

Que palavras lindas e bem vindas! Fiquei de alma lavada, mas confesso que, no caminho de casa ainda fiquei tentando a desviar (afinal, já estava descansado). Mas, se desobedeço, e o negócio desanda, aí não adianta reclamar dos resultados ruins.

E, afinal, um dia que começou com sol forte e nublou pro bem de todos e felicidade geral da nação, merecia terminar tranquilo:




E assim, foram mais 10K pra conta:





Aliás, correr "off road" está virando rotina: domingo foi em Pituaçu, e hoje, estavam fazendo uma obra após a antiga sede do Esporte Clube Bahia, e tive que correr na grama e areia fofa (na volta, vim pela rua). Olha só o estado do tênis.

E assim caminha a humanidade, ao infinito e além!



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Se Fosse Fácil, Não Seria Bom o Suficiente.

15K em Pituaçu domingo, 8K terça, 50 min. pedidos hoje, 10K aos sábados (isso porque a perda de massa muscular pediu uma redução nos longões). Ou seja: na semana em que a corrida era entre 4,5 a 7K, agora varia entre 7,5 e 10K.

E me suspenderam do treinos às segundas até nova orientação. Musculação e corrida, na quase mesma proporção.

Só que, vou te contar: depois de 15K numa pista metade terra batida, metade cimento esburacado, as pernas sentiram (e como diziam em Gabriela: "E foi muito"), e os inesperados 8K de terça castigaram. Que toxina indo embora que nada, doeu foi tudo, quer dizer, está doendo. Sabe aquela dor que você não sabe onde começa e onde termina? Isso.

Mas, não sendo lesão (e não é), são dores do crescimento e evolução. Dá pra suportar, com prazer.

Como minha planilha chegou às 18:29, quando o celular já havia ficado no carro, me dei ao luxo de fazer um treino livre de uns 4K, mas com um ritmo mais intenso. Com direito a ouvir: "Você sabe que eu não ia passar 4K para você, né?"

Perdeu playboy, chegou tarde, me dei de presente um micro treino  :-) 

Hoje doía até o osso da perna... entrei no carro e vi o e-mail com a planilha. Agora só sábado.

Mas fiquei preocupado: se eu não mereço um treino de 4K de vez em quando, fico imaginando o que vem por aí. E olha que o muro ficou só para o ano que vem....



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Tóquio Entra Para World Marathon Majors

Para quem já correu nas 5 majors, mais uma opção, se você não tem problema em viajar muitas horas e cacife para bancar uma viagem para o outro lado do mundo.  :-)

Revista The Finisher.



Tóquio entra para World Marathon Majors
Maratona japonesa se junta a Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York
Mariana Gianjoppe










Em apenas seis anos, a Maratona de Tóquio se tornou uma das maiores do mundo. Foram mais de 35.500 concluintes na última edição e são mais 300.000 candidatos a correrem a prova em 2013. 

Agora o evento tem mais um motivo para se orgulhar: ele acaba de entrar para o seleto grupo das World Marathon Majors (WMM), que incluem Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York.
 
A partir de 2013, quando será realizada em 24 de fevereiro, a prova de Tóquio passará a abrir a temporada das WMM, série que oferece um prêmio de U$ 500.000 para os maratonistas que liderarem o ranking anual feminino e masculino. 

Os 42 km da capital japonesa já possuíam o reconhecimento máximo de organização e qualidade da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAf), o selo de ouro.
 
Além da boa organização e da presença de corredores de peso da elite internacional, a Maratona de Tóquio também se destaca pela festa da população japonesa, que invade as ruas da cidade para incentivar os corredores.