Funciona assim: no sábado tem treino. Quando tem prova domingo, suspende o treino e vamos para a corrida.
Como estou sem paciência para as Adidas e EcoRun da vida, e os treinos de sábado tem sido mais longos que os 10K das provas, estou pulando-as.
E foi assim com esse fim de semana. Circuito das Estações hoje, mas fiz o treino normal ontem: 9,4K, como mandava a planilha. Tudo bonitinho.
Mandei um SMS para Ulisses mostrando o treino. E ele responde:
Justo ele , que não permite que nos excedamos. Se teve treino sábado, por que correr domingo? Nunca me deixou fazer isso.
Bem, mas essa foi a resposta. Como o treino foi dentro do esperado, tanto na distância como no pace, e o tempo prometia ser bem agradável, veio convite. E eu fiquei remoendo o dia tido. Não queria correr por correr, ainda mais somente 5K. A menos que fosse pra valer.
E jantei uma massa, o que não faria se fosse descansar no domingo.
E lá fui eu, como meu Gatorade Prime, sem açúcar, afinal são apenas 5K. Na pipoca mesmo.
Minha melhor marca tinha sido 00:30:46 na última Track&Field. Repetir já não é fácil, baixar então...
Fui despretensiosamente, sem grandes expectativas. Só serve assim: acreditar e focar, com alguma estratégia. Pensar muito embaraça os neurônios...rsrs.
A idéia era manter 9,8Km/h e puxar um pouco no início pra fechar em 00:30. Mas não deu, não funcionou :-)
Por que? Comecei a 10,1Km/h e fui levando bem. Não é o correto, mas.... com 1,5K estava tudo muito bem. Com 2K, tudo ótimo.
Em 2,8K um incômodo no braço esquerdo. Faltava pouco. 9,5 a 10,1Km/h. Com 3,8K tudo pareceu menor e tudo se resumia a chegar no mesmo ritmo: estava a 11,1Km/h.
11,5Km/h e avante.
Claro que assim, não só dava pra ficar abaixo de 00:30:30, como era certo um sub 30.
E, sem aumentar no final (o ritmo estava até acima do esperado), bati 00:28:21:
Nada, nada, mal para uma corridinha despretensiosa num domingo chuvoso. Nada mal mesmo. Primeiro sub 30 nos 5K. Vel. Média: 10,6Km/h.
O tempo foi tão amigo, que outros corredores baixaram o tempo nos 10K, e fizeram sub 00:60.
E sem afobação, sem dor, sem terminar com falta de ar. Dava pra fazer sub 28 . . . Mas essa é uma outra história, para um outro dia, quem sabe...
Muito contante, muito feliz, muito empolgado. Muito cansado e com muita fome...rsrsrs
Valeu São Pedro, pelo tempo (nublado, frio, vento moderado, sem chuva). Valeu Ulisses, pelo desafio. Missão dada é missão cumprida!
Próxima missão: terminar (bem) as 10 milhas da Mizuno, 25/08. Só.
E vamos em frente, sempre.
O que foi usado: tênis Asics Gel-Lyte 33 2, Polar RCX5, bermuda de compressão R2L, camisa de média compressão Adidas, Gatorade Prime.
Parabéns, Roberto.
ResponderExcluirAs etapas da Track Field são ótimas. Super bem organizadas, com largada cedo e temperatura ideal para recordes. Valeu todo esforço, heim...
abraços e bons km's.
Helena
Blog Correndo de bem com a vida
@Correndodebem
Valeu, Helena!
ExcluirAbraço e ótimos kms pra vc tb!
Roberto