Normalmente não pensamos em como nosso corpo é estruturado para as atividades que fazemos/ gostamos.
Um canal do Youtube chamado Nerdologia, trata de assuntos ligados a Biologia, Física, Comportamento e aborda os temas de forma bem acessível.
Um dos temas, aborda as nádegas e gostaria de compartilhar com vocês.
Temos um músculo chamado de Glúteo Máximo, que não é exigido em caminhadas, mas em subidas e principalmente, na corrida.
Em função da nossa evolução e características, o ser humano tem o perfil de corredores de longa distância. Nenhum animal consegue correr por tanto tempo e tão longe quanto o ser humano, com exceção dos cachorros e cavalos - e, em parte, pelo fato de os criarmos para esse fim.
Isso significa que, se você conseguir não ser pego por uma onça, em um determinado momento, ela vai parar e deixar você ir embora, pois não vai alcançá-lo. O problema, é conseguir não ser pego...rs.
Alguns animais regulam a temperatura pela respiração, o ser humano, pelo suor (mais eficaz). Esse é mais uma característica positiva que temos. Portanto, não reclame do suor, ele trabalha a nosso favor.
Temos tendões maiores, pernas mais longas, ombros largos que dão balanço e glúteos, uma combinação que nos torna únicos, e capazes de corrermos mais de 100K.
Para quem quiser saber mais (são apenas 6 minutos):
Como não dar valor a uma atividade para a qual a natureza nos fez sob medida (ou quase)?
Muito bom...
ResponderExcluirPois é, Dionísio, vivendo e aprendendo... rs
ExcluirAbraço,
Roberto