Tudo começou com um e-mail de Ulisses 06/11 à noite com a programação dos finais de semana da Authentic Run para o mês de novembro.
Carlos responde copiando todos, perguntando quem iria fazer a T&F Salvador Shopping no domingo. Respondi que as inscrições estavam encerradas, mas que toparia fazer 5K na pipoca se tivesse companhia.
O negócio foi tomando uma proporção e no dia seguinte pela manhã já tinha uma galera confirmando presença na pipoca. Daí para resolverem montar a tenda, foi um pulo. 08/11 de tarde sai o e-mail com a nova programação. Eles ouvem os alunos...rsrsrs.
Essa prova não costuma ter estrutura da Authentic, pois o pessoal veterano não costuma participar, por não ser uma prova tradicional. Mas é uma corrida limitada a poucos corredores, gente bonita, com mimos como kids club onde as crianças ganham camisa da prova, entre outras coisas.
Havia feito 28:21 na pipoca de uma prova da Adidas, por pilha de Ulisses: foi a 1a vez que fiz 5K abaixo de 30:00 (a meta era 30:30).
E queria fazer 27:59. Sub 28 estava de bom tamanho, pela época, temperatura, e semana puxada de treino pós Meia.
Com tenda e pessoal junto, fica melhor e mais emocionante.
Gatorade Prime antes (e um GU Chomps mastigável durante a prova), e fomos pra largada.
Essa prova tinha coelhos pra 6, 5,5, 5, 4,5" (acho que para 4" tb).Colei num de 5" com Jorge, e lá fomos nós. E o coelho saiu como esperado, e eu lado a lado com ele. Jorge passou dele (me disse depois que achava que ele estava mais lento do que 5"... cada louco com sua mania...rs). E fui com ele a 12,5 km/h até o KM 1,5, quando ele foi em frente, e eu esperando o coelho de 5,5, que não apareceu.
Por volta do KM 2, desviei para um xixi (sei, está ficando chato isso) e levei cerca de 22s.
Voltei e me mantive entre 10,1 e 11 km/h. Eventualmente caindo para 9,5 a 9,9. Estava tudo dentro do esperado para um sub 28.
Antes do KM 1, senti uma dor pouco acima do tornozelo direito indo até o meio da panturrilha pela parte de dentro da perna. Uma dor um pouco de cansaço e muito de quase cãibra. Me deu medo, porque, correndo forte, você não pode ter medo de pisar.
E essa dor se repetiu mais 2 ou 3X, e percebi que era quando pisava de determinado jeito (mais para fora ou para dentro), e procurei pisar bem neutro, mas esse medo me acompanhou a prova toda. Corri forte com medo e pisando em ovos. E isso é muito ruim.
Um solzinho, um mormaço, e o cansaço de semana foram cruéis. Mas a vontade de superar a marca era mais forte. Só a cãibra me derrubaria. Pedi a Deus que me ajudasse e fui em frente.
Dois ou 3 pontos de hidratação (não me lembro), peguei 1 copo e cada, dei um ou dois goles, joguei em mim, e segui.
Como não estava inscrito na prova, não teria tempo oficial, e meu Polar marcava cerca de 130m a mais em relação ao KM oficial. Ora, então, para marcar meu tempo certinho, iria parar o relógio em exatos 5K.
E na ladeira final, perto da chegada, bati 5K, parei o relógio e dei uma respirada profunda, parando. Voltei a correr para cruzar o pórtico honrando a camisa da Authentic, mas quem não tinha número do peito era desviado para a área das assessorais, de forma que não corri mais 50m e tive que sair da pista.
O tempo? 27:39. Quase um minuto a menos que minha melhor marca até então. Saí de 9,8 km/h, para 10,9 nessa prova. Tudo bem, tudo certo, mas dava pra melhorar em pelo menos 22s (tempo do pipi stop) e medo das pontas que senti.
Dava e vai melhorar. Muita gente do grupo fez um bom tempo, e muita gente compareceu.
Valeu o esforço da Authentic em dar mais esse apoio, e o pessoal, que fez valer a pena; esta prova está se consolidando pelo clima e bom nível.
O último colocado nos 10K chegou com 01:20:00, nada mal para a distância. Com direito a escolta e sirene. Quem não chega em primeiro, ao menos tem esse prazer - eu acho isso lindo demais....rs.
Ah, como é doce a conquista. Semana recompensada pelas atividades feitas sem enrolação e com disciplina.
Vamos para mais uma semana de treino "convencional" e hard. Cada vez que me supero, vem uma planilha que tenho até medo de ver. Para quem segue a planilha, faz, que o resultado vem.
Simbora!
Bom resto de final de semana para todos!
O que foi usado: 1 Gatorade Prime, GU Chomps, Bermuda de compressão R2L, Asics Gel Lyte 33 2, Blusa de alta compressão Adidas, Polaina de compressão OG, Polar RCX5, MP3 Sony.
Quando quiser mais alguém para pipocar, estou aqui!
ResponderExcluirAcho que vou voltar a fazer 5 Km para ficar mais feliz com meu tempo, porque os meus tempos de 10 Km não saem do lugar!
kkkkkk.... verdade: quanto mais vc baixa, mais difícil manter/ reduzir. Eu ainda tenho "gordura de tempo" pra queimar, não sei você...rsrs
ExcluirMas, concordo: o tempo de 10K é hard baixar, pelo volume X intensidade.
Tenho conseguido baixar 21K (só esse ano, foram 17 min.). Mas, claro, tudo tem limite.
E não suporto mais os MESMOS percursos. Vale tentar os alternativos, da FBA, por exemplo, ou fora da Bahia.
17/11 tem 15K em Pituaçu PARK (rsrsrs). Acho que a Authentic vai estar lá. Tem algumas pessoas que estão querendo ir.
Abraço,
Roberto
Parabéns pela ótimo tempo Roberto! Depois de correr uma meia é difícil ir bem provas mais curtas. E você conseguiu melhorar bem seu tempo, superando até a meta.
ResponderExcluirEsse próximo fim de semana vou atacar de 5km também. Faz tempo que não corro a distância pra valer vamos ver se também consigo melhorar meu tempo.
Abraços e bons treinos
Danilo Confessor
Blog Confissões de um Confessor
Danilo, treinos de "tiro" são importantes para ganharmos condicionamento e melhorarmos nosso tempo.
ExcluirVá fundo nos seus 5K!
Abraço,
Roberto