Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de julho de 2014

I Corrida Santiago de Compostela: A Prova

Segunda corrida do ano (a 1a foi a Golden Four Rio).

Mais uma vez, uma gripe que virou (novamente) um broncoespasmo, atrapalhou 3 semanas de treino. Assim, bater recorde pessoal não era uma opção. Seja pelo condicionamento, seja pela tosse que teima em se fazer presente.

Em alguns momentos, eu queria só terminar a prova. 

Incentivei a participação do pessoal da Authentic pois acho que, por ser a 1a edição, tem que haver muita gente, para garantir as próximas. E o percurso sai do "eixo" Jd. de Alah/ Namorados/ Aeroclube.

A largada foi na sede do Centro Espanhol, recém reinaugurado, sentido Rio Vermelho, voltando e indo até o Farol da Barra, terminando no mesmo lugar da largada. O tempo estava muito bom: nublado, se vento forte, sol não castigando, bom clima.

Depois da prova, conversando com um pessoal da organização, soube que a expectativa era de 1.200 participantes. Como não atingiram, distribuíram sacolas e camisas (as mesmas dos kits).

Largada prevista para 07:00, atrasou pelo menos 30 mim., sendo que o pessoal de 5K largou 10 min. após o de 10K. Não sei se foi falha da organização, ou estavam aguardando mais gente chegar.

O percurso é diferente (um pouco) do que estamos acostumados, tem trecho onde olhamos o mar lá do alto, e a Barra, depois da requalificação, ficou um charme. Não saí pretendendo baixar ou atingir meu tempo de 57 min. na última prova de 10K que fiz, a Night Run. Não tinha como. Mas segui nos meus 9,8/ 10,5 km/h. 

Foi quando, no Km 6, após comer um torrão de açúcar (não sei se por isso), tossi muito, fiquei sem ar (como já acontecia nessas 3 semanas), só que um pouco pior, pelo esforço da prova. Alguns segundos sem ar, preocupação, tontura, olhei para os lados, alguns poucos corredores, ambulância nenhuma no local... rezei um Pai Nosso, recobrei o ar, e a secreção que saía um pouco quando tossia, veio forte para fora, pelo nariz, boca, um festival.

Peguei um copo de água num ponto de hidratação, lavei tudo, tossi mais umas 2 vezes, perdi o ar, tudo de novo, estava quase desistindo, quando tudo foi normalizando, a respiração melhorou, a tosse passou (meu medo era correr e ter oura crise de tosse), me senti melhor, e decidi terminar a prova - até porque, tive esse problema pouco depois do 
Sukiyaki até o Ondina Apart. Ou seja, andar até a chegada seria penoso demais.

Segui correndo mas não consegui manter 10/ 10,5 km/h. Pensei que estava muito atrás do pessoal da Authentic, mas vi alguns voltando um pouco antes da última virada. Percebi que, apesar de tudo, não estava tão péssimo assim. Fui o último do grupo a chegar. Mas, pelo treino e pela forma que estava, terminar foi muito bom: 01:06.  Ruim o tempo, mas valeu pela prova.

Mais uma prova, mais uma medalha, mais uma satisfação. 




Uma parte do grupo antes da largada:




Uma observação sobre a camisa da prova: ela é azul, estampada de branco - provavelmente pro ser mais barata a confecção. Muito mais bonita seria, se fosse branca, com o símbolo da prova em amarelo e vermelho.





O que foi utilizado: Tênis Saucony Kinvara4, bermuda de compressão R2L, Polar RCX5, MP3 Sony, polaina de compressão OG. 1 torrão de açúcar. BCAA, Glutamina e Nitraflex pré-prova.
Coment·rios
1 Coment·rios

1 comentários:

  1. Olá Roberto,

    Conciliar hidratação, suplementação e corrida, não é tarefa fácil. Já tive alguns percalços em corrida, semelhantes a que te ocorreu e recordo-me que na última ocasião, quase como reflexo, joguei fora o que havia ingerido.

    Aos poucos, passei a reduzir a velocidade durante os posto de hidratação e nas Ultras, quando vou fazer suplementação faço uma breve caminhada.

    Em que pese os obstáculos que você enfrentou, parabéns por mais uma prova!!!

    Dionísio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir