Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Degraus Para Os Treinos

Treinar em escadarias ajuda a fortalecer a musculatura, preparar o corredor para subidas, além de outros benefícios.

Periodicamente temos esses na planilha. E ainda ajuda a quebrar a rotina.



DEGRAUS PARA OS TREINOS
O treino em escadarias é ferramenta para simular subidas, descidas e complementar a preparação para as montanhas


Foto: Thinkstock
Usar escadarias é uma opção para quem precisa simular a corrida morro acima, mas não tem possibilidade de se deslocar até um terreno específico e realizar o treino. Os degraus contribuem para o ganho de força nas subidas e proporcionam controle nas descidas. Segundo a treinadora Thabata Giavoni, da assessoria esportiva Projeto Mulher, de São Paulo (SP), para subir um degrau é preciso vencer a altura, utilizar a perna para levantar o peso do corpo e vencer a resistência.
Já para descer, os músculos funcionam como freios, se contraem para controlar o movimento e não deixar o impacto nos quadris, joelhos e tornozelos. O educador físico Alexandre Manzan, maior vencedor do circuito XTerra no Brasil, de Brasília (DF), diz que é necessário uma bagagem de ao menos seis meses de corrida para iniciar nas escadas. “Sem isso, o atleta corre o risco de lesionar joelhos e tendões, pois há muita força envolvida”, ensina. Thabata complementa que um corredor só poderá adotar as escadas quando os treinos em subida forem feitos sem desconforto ou dor nas articulações.
Na subida, quadríceps e bíceps femoral se contraem e a força é usada para empurrar o corpo para cima. A cada degrau, o movimento é repetido, fazendo com que o músculo fique mais forte e resistente.
Diferenças de terreno: Manzan aponta que cada degrau normalmente proporciona estabilidade na pisada, o que deixa as articulações e musculatura condicionadas a fazer um movimento padrão. Por isso, treinar nas escadas não substitui o terreno da montanha, com terra, grama e pedras, onde o piso é irregular. “Esses elementos são fundamentais para trabalhar a resposta de torção dos pés. Mesmo assim, os degraus podem trazer ganho de desempenho”, afirma.
A musculatura das pernas (quadríceps, bíceps femoral, panturrilha e tibial anterior) deve estar fortalecida a ponto de suportar o esforço e o impacto. Trabalhar com desníveis melhora força, potência e resistência muscular. “Essa simulação amplia a elevação dos pés na corrida e proporciona um trabalho cardiorrespiratório, muscular e neuromotor”, reforça Thabata.
Evolução nos treinos: 
Thabata explica que não é necessário querer evoluir no treino de escada. “É possível, sim, começar subindo degrau por degrau e, aos poucos, aumentar o intervalo para dois e, para quem tem as pernas mais compridas, até três degraus.” A descida deve ser sempre de um em um, e podem ser realizadas de três a quatro repetições.
Aquecimento específico: 
A amplitude que será utilizada nas escadarias é maior do que a trabalhada no asfalto. O treino em degraus exige mais das articulações do joelho, tornozelo e quadril, e seus respectivos músculos motores, como o anterior e posterior da coxa, panturrilha e glúteos.

O aquecimento deve mobilizar as articulações que serão utilizadas. “Repetições de agachamento são um exercício mais específico, principalmente com subida rápida, pois potência é uma característica do treino em escadas”, diz o fisioterapeuta Renan Malvestio, da clínica Run&Care, de São Paulo (SP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário