Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sim, Qual é o Melhor Tênis, Mesmo?


Eu juro: odeio aqueles artigos tipo: "10 dicas para se dar bem numa entrevista de emprego", ou: "Como perder a barriga em 5 passos".

E então, estou aqui falando de escolher o melhor tênis. Mas, antes de tudo, explico: o título é mesmo uma pergunta, não uma proposta de definir o calçado ideal. 

Ne verdade, até é. Porque o tênis ideal é aquele que você se sente mais confortável sem agredir o corpo no final de um treino ou uma prova. E ponto. Qualquer outra coisa que se diga, resvala nas opiniões pessoais, chutômetros, e por aí, vai.

Na minha primeira semana de corrida, usei um par que deveria ter uns 6 anos (por aí dá pra ter uma idéia de como era usuário de tênis). Nem para corrida ele era. Tomei uma bronca do treinador.

Saí, comprei um par de uma marca de renome, e fui, todo feliz, para minha corrida. 

"Roberto, tênis novo?". 
"Sim, comprei para treinar, 1a vez!". 
"Mas Roberto, esse modelo não é... assim... pra corrida, entende?". E me explicou tecnicamente os motivos, etc., etc.

Como bom aluno, fui pesquisar as marcas mais usadas: Asics e Mizuno. Nada de market-share. O que eu mais via nos pés dos corredores do meu grupo, fora dele, conversando aqui e ali.

Antes, uma ressalva: minha pisada é neutra levemente supinada, e não me guio por esse critério, uso modelos neutros/ supinados e até levemente pronados. As próprias classificações dos Guias de Tênis já estão mudando, como mostra o link no final do post.

Procura vai, procura vem, encontrei um modelo da Mizuno que achei interessante: o Prophecy. Ele me chamou a atenção pela tecnologia usada: placas separadas do solado que amortecem e fornecem impulso ao pisarmos. Para pessoas altas e mais pesadas como eu (1,85 e 85kg), amortecimento é a prioridade. Comprei, e não me arrependo nem um pouco: o amortecimento é ótimo. Sacrifica a estabilidade, pois é mais alto, e poderia ser mais leve, mas... 

Muitos corredores reclamam que os pés ficam distantes do solo, sem contato, etc. Para mim não é importante, calçados minimalistas não estão (ainda) nos meus planos.Uso esse modelo para treinos mais longos e provas.







Bom, agora eu já estava devidamente equipado. E satisfeito. Mas precisava de outro par, se não meu bom (e caro) Prophecy não duraria muito. Como não queria arriscar, nem gastar muito, optei pelo Mizuno Wave Creation12.










A tecnologia é semelhante (na verdade, o Prophecy é uma evolução dessa tecnologia), a placa não acompanha quase todo o tênis, mas o conceito é o mesmo. Gostei do primeiro, e gosto desse, que uso para treinos mais leves e curtos.

Continuei a procurar marcas que não fossem necessariamente, as mais conhecidas. Não haveria as voltadas apenas para corrida, ou que tivessem uma outra proposta? O que havia no mercado para se explorar? Encontrei 2 marcas americanas: Brooks e Saucony (na verdade, existem várias: K-Swiss, Skechers, Newton, só para ficar com alguns exemplos).

Pesquisei os modelos, escolhi alguns, até que recebi um e-mail de um site de produtos esportivos, com uma oferta tentadora: Brooks Trance9 por R$ 109,00. Comprei na hora.

Ele tem um bom amortecimento, é bastante confortável, não é pesado, e uso alternado com o Wave Creation12. Lá fora já existe o Trance11.






Alguns corredores do meu grupo usam o Saucony e gostam muito. Comprei o modelo Triumph8 (já existe o 9), e hoje, é o meu xodó: leve (cerca de 330g), ótimo amortecimento e boa estabilidade. Uso nos treinos longos. Como é novo, estou amaciando-o e tenho usado sempre que posso.









Como disse no início do post, o critério de tipo de pisada para determinar o melhor modelo, está sendo revisto por alguns guias, como é o caso da revista Runner's World americana, que publicou recentemente um guia onde usa outras variáveis. Vale a pena dar uma olhada: http://www.runnersworld.com/images/march-2012-shoe-guide-intro.pdf.

E aí? Qual o modelo preferido de vocês? E por que?


Coment·rios
2 Coment·rios

2 comentários:

  1. Boa tarde, tudo certo? Cara talvez você posa me ajudar. Eu estou com uma dúvida tremenda. Seguinte. Final de abril estarei indo para o exército. E eu sei que eu vou ralar muito lá. Preciso ficar com condicionamento para correr. Qual tênis você indica para mim?

    Eu estou com 1,92, 110 kg e tenho pisada supinada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, tudo bem?

      O tênis é uma escolha muito pessoal, e o melhor tênis é o que você se sente mais confortável e não lhe causa lesão.

      Existem vários modelos e marcas. Cada uma tem seus fãs. Não tem receita de bolo.

      Mas, para você não ficar sem nenhuma resposta, existem 2 marcas muito usadas, uma delas que eu particularmente gosto: Asics e Saucony (minha preferida).

      Como você é alto e consequentemente mais pesado, é mais prudente usar um tênis de drop de cerca de 8mm. Assim, dessas duas marcas, você pode optar pelo Asics Gel Nimbus ou Saucony Triumph ISO, ou mesmo Triumph tradicional.

      Mas lembre: o melhor tênis é o que você se sente melhor, e não o que "convencem" você a usar. Espero ter ajudado.

      Boa sorte!

      Roberto

      Excluir