Total de visualizações de página

domingo, 4 de agosto de 2013

Dicas Para o Corredor Pronador

Para os pronadores de plantão:





Saiba por que é importante conhecer a própria pisada e acerte na escolha do tênis

Todo corredor sabe que um bom tênis pode ajudar a ganhar alguns segundos, ir mais longe e até evitar lesões. Se, até pouco tempo atrás, a variedade de modelos nas prateleiras era reduzida, hoje se encontram opções para todo o tipo de pisada, níveis de amortecimento, conforto e leveza do calçado. Se você é um corredor pronador, aproveite nossas dicas e escolha o companheiro certo para as suas corridas.

Segundo o cirurgião especializado em medicina esportiva Dr. Márcio Freitas, a melhor forma de descobrir se sua pisada é pronada é fazer testes biomecânicos – eles podem ser feitos em laboratórios ou em eventos especializados. Apesar de muitos corredores usarem o “teste da sola” para descobrir sua pisada, conferindo em que lado o desgaste é maior, esta observação pode ser enganosa, já que a corrida pronada se caracteriza mais pela rotação do tornozelo e joelhos do que pela força aplicada ao pé.

“Se olharmos por trás o calcanhar [de um pronador], este tende a se lateralizar em relação ao eixo do tornozelo. Trata-se de um pé frequentemente muito flexível, o que é bom para amortecer os impactos da corrida, mas pior no que diz respeito à estabilidade durante a fase de apoio da corrida”, analisa Freitas. Por esse motivo, invista em tênis mais estáveis, com indicação própria para esse tipo de pisada.

Caso seu tênis não seja específico para pronadores, uma palmilha pode ajudar. O médico também recomenda, no caso de pisadas muito acentuadas, a prática de exercícios de fortalecimento e equilíbrio, que podem reforçar músculos responsáveis pela rotação. Para a maioria dos casos, basta escolher o tênis adequado para correr com mais segurança. “Não acredito que somente o uso de um tênis ‘errado’ possa causar de forma direta algum problema, mas o que teremos é um pé pouco estável, sujeito a sobrecargas”, explica Freitas. Melhor prevenir e não ser surpreendido por uma lesão.







Nenhum comentário:

Postar um comentário