Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Golden Four Asics Brasília 2013 - A Prova

Quando fiz minha primeira Meia, em junho de 2012, terminei com um tempo de 02:36. Tudo bem, era minha primeira Meia com apenas 1 ano desde o início da corrida, com 41 anos de sedentarismo, então, o foco era a distância, e não necessariamente o tempo.

Dois meses depois, no Rio, a 2a Meia terminou com 02:32. Se considerarmos que saímos de Floripa para o Rio, com o clima característico, foi um bom avanço. Mas estava alto.

Diminuí os treinos por causa de lesões e dores da atividade e a Meia seguinte veio só em setembro desse ano, mais de um ano após a prova do Rio. Não treinei como gostaria - e deveria, mas baixei 12 minutos e fechei com 02:20. Passei a sub 02:20. Mas a meta era 02:14. Fiquei devendo.

Como é sempre bom ter uma boa prova para manter o foco, lá fui eu para a Golden Four de Brasília, a última do ano. Queria fazer abaixo de 02:20. Só. Queria mesmo era fazer uma Golden Four.

Como a viagem não tinha o objetivo de turismo, me programei para chegar sábado, correr domingo e voltar à tarde. Pontual.


A Golden Four é uma prova reconhecida pela excelente organização, com percursos escolhidos para baixar tempo, e onde as pessoas mais que nunca, vão para bater seus próprios recordes. Só para dar uma idéia da coisa, tem pontos de hidratação com água e Gatoade a cada 3K (não corri ou conheço nenhuma prova que ofereça isso), placas indicando o ponto de hidratação 100m antes, para dar tempo do corredor abrir o gel, tomar e beber água. 

É anunciada como uma prova plana, mas existem algumas subidas. Nessa de Brasília uma subida longa e suave de cerca de 4K. E algumas descidas.

O hotel no qual ficamos hospedados liberou o café as 05:30, o que facilitou muito nossa vida. 4 croissants e 2 copos de suco de laranja. No quarto, havia tomado 1 scoop de whey e água de coco.

Acordei 05:00. Eis Brasília as 05:00 no horário de verão:



Fomos andando do hotel até a largada (cerca de 2K), quando aproveitei paar tomar o Gatorade Prime. Chegando, direto para o banheiro, um alongamento rápido, e fomos para a largada.

Usamos a estrutura de uma assessoria local com a qual a Authentic fez uma parceria, a Time, que montou sua estrutura na chegada.

Larguei com uma vontade de fazer número 1, e nada de banheiro. Levei na raça. Mas, no KM 4.4, numa obra de concreto (estamos em Brasília), resolvi o problema. Ufa!

Larguei com uma parte do pessoal a 10,1 km/h, e fui aconselhado a segurar o ritmo. Assim fiz, e fui administrando entre 9,4 e 9,9. Na verdade, 9,4 era minha meta em Buenos Aires para fazer a prova em 02:14. E na verdade também, menti quando disse que fui apenas para correr. Fui para fazer os 02:14 que fiquei devendo em BA, e achei que 02:12 seria uma meta interessante. 

Em torno do KM 6, me vi com poucas pessoas por perto e pensei que ainda teria que retonar no KM 9 para fazer aquele mesmo percuso novamente - o percurso é mais ou menos assim: largamos, depois de 3K, entramos para fazer um bate e volta de cerca de 12K, e seguimos até o final. E aquilo me deu um desânimo… mas você vai vendo coisas pelo caminho, que lhe fazem esquecer isso e seguir em frente.

Em algum momento, quando uma das músicas do MP3 estava terminando, ouvi 2 mulheres conversando: ”Na chegada estão filmando, tem que chegar bonita, sorrindo, e maquiada”. Como assim?????

No retorno desse bate e volta, uma menina com a calça de compressão rasgada na altura do joelho, sentada na calçada jogando água na perna e conversado com 2 amigas me tocou particularmente.  

Entre o KM 9,5 e o 11, minha velocidade caiu e não consegui aumentar. Dei uma alongada rápida, tomei BCAA e mais um copo de Gatorade, e consegui voltar para 10,1. Tentei manter o quanto pude para tirar a diferença.

Tinha que fazer uma média de 9,4km/h para bater as 02:14, ou mais, para 02:12. E estava dentro do planejado.

Peguei Gatorade em todos os pontos, com exceção de um, sendo que no último, tomei 2 copos. E a bebida ajuda e muito, pelo menos para mim. Tanto que não usei meu segundo Prime.

Faltando 3K só pensava no tempo, e ainda tinha energia para me manter acima dos 9,4. 

No KM 19, bateu um misto de cansaço e vontade de bater o tempo. Já no 20, minhas pernas estavam duras, já não sentia mais nada e bateu um medo delas travarem e não conseguir chegar (seria uma sina dos corredores essa situação?).

E cheguei com 02:15:48. Se considerarmos que desviei para o xixi stop, mais alguns segundos para alongar, e rápidas andadas para beber Gatorade, sim, eu terminaria perto de 02:12.



A conta, é: meu Polar marcou 21.480 m. Se fiz 21.480 em 135 min., 21.097 fecham em 132 minutos, ou 02:12. Isso com as paradinhas necessárias e fundamentais. Mas marca é marca, e fica para uma próxima um tempo líquido melhor.




Todos nós, da Authentic, conseguimos baixar nossos tempos.

Por enquanto, estou feliz com o resultado. E planejando a próxima.





Coment·rios
10 Coment·rios

10 comentários:

  1. Boa goroto!, Boa noticia para começar a semana, Parabéns e em frente!
    As vezes chegar perto do objetivo é tão bom, se não melhor, que atingí-lo. Já é uma gás a mais para seguir em frente!
    Corri a Série Delta, da O2, etapa Rússia, aqui em Sampa, na região do museu do Ipiranga, mas foram só 10K.
    Um abraço,
    https://daniel-prado.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel,

      Em SP o que não falta é opção de provas. Dependendo da época, o clima é ótimo.

      Valeu, e um abraço!

      Roberto

      Excluir
  2. Objetivos alcançados! Mudou estilo de vida, deixou o sedentarismo, melhorou a alimentação, "contaminou" outras pessoas (seja pessoalmente ou por meio do blog), até recebeu elogios do guardador de carros (risos). Pois é Roberto, sei como é bom melhorar o ritmo e\ou aumentar as distâncias na corrida, mas, não esqueça da melhor parte, a satisfação que podemos sentir em simplesmente correr.Abraço e ótimas corridas pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto,

      Todas as minhas provas são planejadas e veem em consequência do prazer que tenho em correr. Só assim, na minha opinião, faz sentido termos objetivos.

      E nos faz tão bem alcança-los.

      Pura verdade.

      Abraço,

      Roberto

      Excluir
  3. Roberto,
    Esses dias passeando por blogs relacionados a nosso esporte me deparei com essa entrevista do médico Drauzio Varella, não sou admirador dele, mas respeito o trabalho que ele faz. Ele "lê" a corrida de rua por um lado que eu não tinha pensado. Achei bem bacana, já lestes? Queria te indicar:
    http://runnersworld.abril.com.br/entrevistas/drauzio-varella/
    Abraços,
    daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu havia lido. Ele corre bem. Treina 18K como se fosse um treino comum...rsrs

      Abraço,

      Roberto

      Excluir
  4. Roberto,

    É muito legal quando alcançamos nossos objetivos. Parabéns pelo relato e por persistir, mesmo o corpo conspirando contra.

    A propósito, já estou seguindo o seu blog e estou inserindo a sua URL na minha lista "Blog de Corredores".

    Ultra abraço e bons treinos!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os resultados geram um prazer enorme, de fato.

      Valeu, pelo feed-back, vou dar uma passada no seu tb.

      Abraço,

      Roberto

      Excluir
  5. Olá Roberto,
    Parabéns pelo resultado na prova. Os 21km da Asics são especiais. Também participei da prova e gostei muito. Achei seu blog pesquisando outras opiniões sobre a prova. Parabéns pelo relato, vou dar uma passadinhas nos outros posts para conhecer mais o blog.
    Também fiz um relato no meu blog e tomei a liberdade de linkar seu post por lá.
    Abçs e sucesso

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Danilo!

      Obrigado pelo elogio, é bom saber que acertamos no texto e prendemos a atenção. Pesquise outros Posts, tem texto sobre vários assuntos.

      Vá em frente e pode usar e abusar do link. Vi seu relato também e gostei muito.

      Vamos em frente!

      Abraço,

      Roberto

      Excluir