Total de visualizações de página

domingo, 10 de novembro de 2013

T&F Run Series Salvador Shopping: Pipoca Pra Tempo

Tudo começou com um e-mail de Ulisses 06/11 à noite com a programação dos finais de semana da Authentic Run para o mês de novembro.

Carlos responde copiando todos, perguntando quem iria fazer a T&F Salvador Shopping no domingo. Respondi que as inscrições estavam encerradas, mas que toparia fazer 5K na pipoca se tivesse companhia.

O negócio foi tomando uma proporção e no dia seguinte pela manhã já tinha uma galera confirmando presença na pipoca. Daí para resolverem montar a tenda, foi um pulo. 08/11 de tarde sai o e-mail com a nova programação. Eles ouvem os alunos...rsrsrs.

Essa prova não costuma ter estrutura da Authentic, pois o pessoal veterano não costuma participar, por não ser uma prova tradicional. Mas é uma corrida limitada a poucos corredores, gente bonita, com mimos como kids club onde as crianças ganham camisa da prova, entre outras coisas.



Havia feito 28:21 na pipoca de uma prova da Adidas, por pilha de Ulisses: foi a 1a vez que fiz 5K abaixo de 30:00 (a meta era 30:30).

E queria fazer 27:59. Sub 28 estava de bom tamanho, pela época, temperatura, e semana puxada de treino pós Meia.

Com tenda e pessoal junto, fica melhor e mais emocionante. 

Gatorade Prime antes (e um GU Chomps mastigável durante a prova), e fomos pra largada.

Essa prova tinha coelhos pra 6, 5,5, 5, 4,5" (acho que para 4" tb).Colei num de 5" com Jorge, e lá fomos nós. E o coelho saiu como esperado, e eu lado a lado com ele. Jorge passou dele (me disse depois que achava que ele estava mais lento do que 5"... cada louco com sua mania...rs). E fui com ele a 12,5 km/h até o KM 1,5, quando ele foi em frente, e eu esperando o coelho de 5,5, que não apareceu.

Por volta do KM 2, desviei para um xixi (sei, está ficando chato isso) e levei cerca de 22s. 

Voltei e me mantive entre 10,1 e 11 km/h. Eventualmente caindo para 9,5 a 9,9. Estava tudo dentro do esperado para um sub 28.

Antes do KM 1, senti uma dor pouco acima do tornozelo direito indo até o meio da panturrilha pela parte de dentro da perna. Uma dor um pouco de cansaço e muito de quase cãibra. Me deu medo, porque, correndo forte, você não pode ter medo de pisar. 

E essa dor se repetiu mais 2 ou 3X, e percebi que era quando pisava de determinado jeito (mais para fora ou para dentro), e procurei pisar bem neutro, mas esse medo me acompanhou a prova toda. Corri forte com medo e pisando em ovos. E isso é muito ruim.

Um solzinho, um mormaço, e o cansaço de semana foram cruéis. Mas a vontade de superar a marca era mais forte. Só a cãibra me derrubaria. Pedi a Deus que me ajudasse e fui em frente.

Dois ou 3 pontos de hidratação (não me lembro), peguei 1 copo e cada, dei um ou dois goles, joguei em mim, e segui.

Como não estava inscrito na prova, não teria tempo oficial, e meu Polar marcava cerca de 130m a mais em relação ao KM oficial. Ora, então, para marcar meu tempo certinho, iria parar o relógio em exatos 5K. 

E na ladeira final, perto da chegada, bati 5K, parei o relógio e dei uma respirada profunda, parando. Voltei a correr para cruzar o pórtico honrando a camisa da Authentic, mas quem não tinha número do peito era desviado para a área das assessorais, de forma que não corri mais 50m e tive que sair da pista.

O tempo? 27:39. Quase um minuto a menos que minha melhor marca até então. Saí de 9,8 km/h, para 10,9 nessa prova. Tudo bem, tudo certo, mas dava pra melhorar em pelo menos 22s (tempo do pipi stop) e medo das pontas que senti. 



Dava e vai melhorar. Muita gente do grupo fez um bom tempo, e muita gente compareceu. 

Valeu o esforço da Authentic em dar mais esse apoio, e o pessoal, que fez valer a pena; esta prova está se consolidando pelo clima e bom nível. 

O último colocado nos 10K chegou com 01:20:00, nada mal para a distância. Com direito a escolta e sirene. Quem não chega em primeiro, ao menos tem esse prazer - eu acho isso lindo demais....rs. 

Ah, como é doce a conquista. Semana recompensada pelas atividades feitas sem enrolação e com disciplina. 

Vamos para mais uma semana de treino "convencional" e hard. Cada vez que me supero, vem uma planilha que tenho até medo de ver. Para quem segue a planilha, faz, que o resultado vem.

Simbora! 

Bom resto de final de semana para todos!




O que foi usado: 1 Gatorade Prime, GU Chomps, Bermuda de compressão R2L, Asics Gel Lyte 33 2, Blusa de alta compressão Adidas, Polaina de compressão OG, Polar RCX5, MP3 Sony.


Coment·rios
4 Coment·rios

4 comentários:

  1. Quando quiser mais alguém para pipocar, estou aqui!
    Acho que vou voltar a fazer 5 Km para ficar mais feliz com meu tempo, porque os meus tempos de 10 Km não saem do lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk.... verdade: quanto mais vc baixa, mais difícil manter/ reduzir. Eu ainda tenho "gordura de tempo" pra queimar, não sei você...rsrs

      Mas, concordo: o tempo de 10K é hard baixar, pelo volume X intensidade.

      Tenho conseguido baixar 21K (só esse ano, foram 17 min.). Mas, claro, tudo tem limite.

      E não suporto mais os MESMOS percursos. Vale tentar os alternativos, da FBA, por exemplo, ou fora da Bahia.

      17/11 tem 15K em Pituaçu PARK (rsrsrs). Acho que a Authentic vai estar lá. Tem algumas pessoas que estão querendo ir.

      Abraço,

      Roberto

      Excluir
  2. Parabéns pela ótimo tempo Roberto! Depois de correr uma meia é difícil ir bem provas mais curtas. E você conseguiu melhorar bem seu tempo, superando até a meta.

    Esse próximo fim de semana vou atacar de 5km também. Faz tempo que não corro a distância pra valer vamos ver se também consigo melhorar meu tempo.

    Abraços e bons treinos
    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, treinos de "tiro" são importantes para ganharmos condicionamento e melhorarmos nosso tempo.
      Vá fundo nos seus 5K!

      Abraço,

      Roberto

      Excluir