Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de junho de 2013

O Que Aprendi

Algumas coisas que aprendi nesses breves anos de atividade física:

- Faz uma atividade de impacto que exige seus músculos?  Faça musculação. Diminui a possibilidade de uma lesão. Tive muito poucas desde que comecei a correr e fazer musculação. Além, claro, do resultado estético.

- Exercício melhora os índices de saúde, queima calorias, e alimentação correta faz com que queimemos mais calorias que consumimos e reduz a gordura ruim do nosso corpo. Basicamente é isso.

- Chega num ponto em que você perde bastante peso e estaciona. Normal. Se o peso está dentro do estabelecido, o foco passa a ser perder % de gordura, e não mais peso. O % de gordura faz com que sua saúde melhore, e os músculos "apareçam", pois gordura os mascara.

E, se você quer ganhar massa, seu peso deve voltar a aumentar, só que de forma saudável.


DIETA

- Não é comendo pouco que você emagrece, e sim, comendo CERTO. Se você quer ganhar massa magra, por exemplo (músculos), pode ser até que você tenha que ingerir MAIS calorias do que o faz atualmente. Só que as calorias dos alimentos corretos.

- Ficar muito tempo sem comer não ajuda a perde peso, pois o organismo entra um estado de "stand-by", uma vez que ele não sabe quando virá a próxima refeição, e desta forma, consome menos calorias. 

- Portanto, coma de 2,5 em 2,5 horas, ou no máximo, de 3 em 3. Desta forma, seu organismo estará sempre em atividade, e queimando mais calorias.

- Beba muita água. 2,5 a 3 litros/ dia. Mantém o corpo ativo, hidrata e ajuda a perder peso.

- Quanto mais massa magra você tiver, mais calorias você queima. Portanto, músculo ajuda você a se matar em forma, além de definir seu corpo.

- Se você faz atividade física (se não, deveria fazer), esqueça esse negócio de comer salada no almoço, por exemplo. Alimente-se de forma correta, como indicado por um nutricionista. Uma salada no almoço, por exemplo, não vai lhe dar energia para suas atividades mais tarde (supondo, nesse exemplo, que você a pratique à noite). As vezes que fiz isso, para acelerar a perda de peso, treinei mal, fiquei tonto, ou não consegui terminar o treino.

- Quem faz atividade física regular e mais forte (seja musculação, ou corrida de 45 minutos em diante, 3 a 4 vezes por semana, por exemplo), PRECISA se alimentar de forma a fornecer energia para o corpo realizar as atividades e ganhar massa.

- Se as atividades são feitas de forma regular e a alimentação adequada, indicada por um profissional, a matemática bate, e os resultados acontecem.

- Perder peso e ganhar massa magra não é um bicho de sete cabeças. Depende de hábito. Atividade física regular e uma alimentação adequada. 

- Peso ideal é aquele que lhe perece correto, lhe faz mais bonito, lhe afaga o ego (salvo, como sempre, pessoas que tenham algum problema específico).

- IMC é uma referência relativa. Pode indicar problema no caso de uma pessoa sedentária, por exemplo, que tem pouca massa magra e muita gordura. Mas, com a evolução, perda de gordura, e ganho de massa, você aumenta seu peso de forma saudável e o IMC passa a não fazer sentido.

Ex: Uma pessoa de 1,84m com 85Kg. O IMC é de 25,1. A partir de 25 já está no grupo que exige observação. Mas, vamos lá: se essa pessoa tem um % de gordura de 27% e outra com mesmo peso e altura tem 17% de gordura, e essa segunda pessoa tem na sua composição mais massa magra, etc., então mesmo com IMC de 25,1, está "acima do peso recomendado", como se costuma dizer.

Enfim, é um parâmetro que deve ser visto de forma relativa.


LIMITES/ DORES/ RECUPERAÇÃO

- Descanso faz parte  do processo de ganho de massa, recuperação do corpo para atividades que vem em seguida. Portanto, treine como orientado, e descanse  da mesma forma. Nada de querer esticar a corda.
Lembre- se: Até os Maratonistas tem seu descanso. Pode ser uma pausa ativa, regenerativa, dentro do seu limite, mas tem. Por que você acha que pode ser diferente?

-Sentiu dor? Consegue identificar se é o músculo cansado pelo exercício ou uma possível lesão? Dê a devida atenção.

Descanse, procure um profissional (fisioterapeuta, por exemplo), descubra o que é, trate e siga as orientações. Assim, você garante que aí voltar melhor e mais rápido aos treinos.

- Às vezes, uma dor "sem importância" e negligenciada, pode se tornar uma dor de cabeça lá na frente.


Prudência, disciplina e paixão. Vá em frente!





Coment·rios
2 Coment·rios

2 comentários:

  1. Verdadeiras leis da vida ativa, meu caro.
    Belo texto!
    Ainda tem gente que não calça o tênis e vem com a gente com desculpas esfarrapadas embasadas em achismos e pensamentos moldados exatamente no oposto das suas constatações acima.

    (www.runnerhostil.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Cada um tem sua experiência própria. O que relatei, não foi uma verdade absoluta. que vale para um, não necessariamente, vale para outros.

      Mas é sempre um caminho.

      Abraço,

      Roberto

      Excluir