Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Reflexões. . .Uma Breve Volta ao Passado

O Facebook é uma ferramenta agregadora, embora seu conceito não seja inédito: pessoas comungam interesses comuns; pessoas essas que nunca se viram pessoalmente, sequer, mas que trocam mensagens como se fossem velhas conhecidas.

E assim, acompanhamos um pouco (ou muito) da vida delas.

Quando eu, ou algum dos meus "amigos" do FB que corre, informa uma corrida ou treino que fez, muitos comentam que "um dia vão começar", "gostariam de ter essa energia", ou que "nossa, eu corri 4K e me achei o máximo".

As razões que levam cada um a não começar, ou procurar soluções "mágicas", já comentamos aqui.

O que me fez refletir, foram os comentários de quem corre "apenas" 4 ou 5K. No nosso grupo há pessoas que estão indo rumo aos 5K, outros que, com orgulho estão treinando para os primeiros 10K, e no FB as pessoas comentam do mesmo modo: que ainda estão longe dos 21K, ou que sabem que "nunca" vão correr essa distância.

E fiquei pensando... chegar nos 5K foi uma evolução natural e tranquila (levei 4 meses). Já os primeiros 10K levei NOVE meses desde que comecei ( ! ), em parte porque tive por  cerca de 3 meses, um problema nas costas que comprometeu bastante meus treinos (cheguei a pensar em parar). 

E, depois do correr os primeiros 10K, 3 meses após, fiz minha primeira Meia ( ! ). Ou seja, é como se existisse uma "barreira" entre  5 e 10K, mas que, após alcançada, a evolução é rápida. Diz a "lenda", que se você corre 12K, corre 21. Bem, eu treinei 16 e 18K antes da minha meia, e após esses treinos, sentia que podia ir além, portanto, fui confiante para a prova.

Mas, o que quero dizer, é que, lendo os comentários dessa turma, me ocorreu o seguinte: eu já quebrei treinando 4, 5, 10K, e não foram poucas vezes (acho que, na evolução, é natural que isso ocorra), seja por alguma dor, seja por não estar bem naquele dia, ou pelo condicionamento não estar bem, mas nunca tive esse problema correndo uma Meia (e já foram duas).

Isso porque, quando se chega em um determinado patamar, se você fizer sua parte (alimentação, sono, etc.) e não estiver lesionado, esses problemas tendem ao mínimo possível.

Assim, para todos aqueles que acham uma Meia, 10 milhas, ou mesmo uma Maratona um sonho impossível, vale saber que, daí por diante, o "será que eu chego lá?", passa a ser uma certeza.

Basta querer.... e começar, claro.






Coment·rios
1 Coment·rios

1 comentários:

  1. Olá, Roberto.
    Sabemos que cada um tem o seu limite e que também é preciso ter força de vontade de ultrapassar as barreiras do esforço. O que sempre falo aos meus amigos que o difícil é só começar. Com uma planilha e coerência nos treinos, a pessoa acaba ganhando gosto pela corrida e enxerga o prazer antes da dor. Importante é não desanimar.
    Abraço e boas corridas!
    Helena
    correndodebemcomavida@blogspot.com

    ResponderExcluir