Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Suplementar ou Não Suplementar

Com uma frequência cada vez maior, surgem temas no nosso grupo de corrida no WhatsApp. Isso gera um turbilhão de mensagens (em 2 horas chegamos a acumular mais de 40, por exemplo). Num dia, mais de 200.

E os assuntos não se esgotam - alguns nem poderiam, visto que nem estudos conclusivos existem.

Um dos que gerou mais polêmica, foi sobre suplementarão. Como todo tema, existem correntes a favor, contra e totalmente contra.

A saber: a corrente do contra, defende que a suplementação, por artificial ser, chega a ser um "dopping", ou que não é da natureza usarmos produtos "artificiais". Que a atividade requer uma alimentação natural, tal qual deveríamos usar no dia a dia.

A corrente do a favor, argumenta que a suplementação ajuda a atingir os resultados/ mais rápido, prevenir perdas e ajudar o corpo a se recuperar melhor. E dopping, seria o uso de drogas que lidam com hormônio, por exemplo. E que, se tomamos um remédio para dor nas costas, isso também pode ser considerada uma droga.

Eu, pessoalmente, acho que os suplementos devem ser usados, sim, MAS, com critério e orientação profissional. Tem muita coisa inócua por aí, e outras que são redundantes, além do corpo não absorver todas elas.

Acho que pode-se ter benefícios advindos da suplementação, sim, e, em alguns casos, ela pode mesmo ser indispensável, a depender do objetivo.

Se não, vejamos: se você pretende fazer uma Maratona. Vai treinar duro, vários dias na semana, fazer musculação, longões de 30K ou mais.

Se você corre vários dias e distâncias longas, tende a perder massa magra, o que vai impactar negativamente na sua corrida. Isso mesmo fazendo musculação. E a musculação pode ser mais eficaz com a suplementação.

Portanto, um programa com Whey, BCAA, por exemplo, seriam básicos numa situação dessas. 

Whey para ajudar o desenvolvimento muscular e na sua recuperação (considere um treino com 70K semanais e você terá uma idéia do que estamos falando).

BCAA para proteger a massa magra e evitar/ diminuir sua perda. Isso, para ficar  no básico, sem falar da Glutamina, Caseína, CLA, Milk Thistle, entre outros.

Se seu objetivo é perder % de gordura e ganhar massa magra, precisa reduzir a ingestão de gordura e aumentar o consumo de proteínas, por exemplo.

E a melhor definição que ouvi até hoje, sobre a importância dessa ingestão, foi de Ulisses, da Authentic Run.

Disse ele: "Sabendo da necessidade de proteína até X tempo após a atividade, para potencializar e trazer o efeito desejado, o que a pessoa deveria fazer? Levar um bife ou mais para a academia? Levar quantos ovos para comer todos os dias? Sair correndo para um restaurante, ou para casa? Se for para um restaurante, vai ter garantido que o bife será preparado sem gordura?

Então, o que é mais prático? Se você toma 1 ou 2 scoops de Whey, você tem a quantidade de proteína que precisa de forma mais pura, concentrada e sem gordura, por exemplo".

Mas sempre, lembrando: nem ele, ou qualquer profissional indica a quem quer que seja suplementos. Isso é feito, caso a caso, por um médico ou nutricionista.

O exemplo acima apenas resume as opções que temos Whey x Alimentação sem suplemento.

Óbvio que, a depender do objetivo e das necessidades - ou até das convicções, ou mesmo do corpo/ propensão genética, pode-se abrir mão. A decisão é de cada um.

Tampouco a simples ingestão de Whey ou qualquer outro suplemento, por si só, não traz resultado.

Combinação, equilíbrio, foco, definição de objetivos. Planejamento. Se você não sabe para  onde quer ir, então qualquer caminho lhe serve. 

Faz sentido? Sim, para a sua vida como um todo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário