Total de visualizações de página

domingo, 25 de maio de 2014

Aprenda a Cuidar e Limpar Seus Tênis

Matéria da Revista The Finisher.



APRENDA A CUIDAR E LIMPAR SEUS TÊNIS


Não se preocupe, a regra geral é só limpar seu tênis de corrida em último caso
Foto: Thinkstock.Por: Denise Bobadilha - São Paulo - 12/05/2014
Foto: Thinkstock.









Ao comprar um tênis de corrida, você faz uma pesquisa de marca, tipo de pisada, estilo e preço. Todo esse trabalho e investimento podem ir pelo ralo se você também não dispensar uma série de cuidados para mantê-lo bem conservado. E a regra mais comum para garantir a durabilidade é: mantenha os tênis longe da água. Claro que chega um momento em que a limpeza é necessária, seja pelo acúmulo de lama, seja pela presença de odores ou outro “motivo de força maior” qualquer. Para esses casos, a recomendação dos fabricantes lembra os cuidados dispensados às peças mais delicadas de roupas. Nada de máquina de lavar, escovas duras, produtos de limpeza, secadoras e, às vezes, nem mesmo enxágue. O negócio é uma escova de dentes, sabão neutro e pano úmido.

“A água pode afetar a entressola: se ela sempre se molha, vai ficando pe¬sada, rígida, e perde suas propriedades de amortecimento”, explica Leandro Moraes, gerente de produto da Asics. No laboratório de testes da Fila, por exemplo, os protótipos são colocados em câmaras úmidas para medir o quanto a água afeta a durabilidade da cola usada na fabricação.

Se você molhar seu tênis, no caso de uma lavagem inevitável ou de uma corrida em dia de chuva, tire a palmilha e os cadarços e deixe a entressola respirar para secar mais rapidamente. Sem secadoras, fundos de geladeira, micro-ondas, varal ou exposição ao sol forte. “O sol direto no tênis também pode desgastar a colagem das estruturas”, completa Leandro.


QUEM AMA CUIDA

“Sempre desamarro para calçar e tirar, para que o tênis não laceie”, conta a designer mineira Vanessa Lima, cor¬redora há quatro anos. “Deixo o meu par arejando na área de serviço depois do treino, estando molhado ou não”, ensina o engenheiro Nilvo Krauze, de Santo André (SP), que corre há cinco anos.


MANUAL DO PROPRIETÁRIO

• Verifique se não é o caso de lavar apenas os cadarços. Remova-os e lave-os normalmente com água e sabão neutro

• Remova as palmilhas e limpe-as com pano úmido, sabão neutro e pano úmido
• Umedeça o tênis com um pano úmido e limpe-o com uma escova de dentes, sem esfregar com força
• Enxágue a parte interna e o cabedal com pano úmido
• Deixe secar à sombra, com o solado apoiado no chão
• Após o treino, coloque os tênis para “respirar” ao ar livre, na sombra
• Se você treina e vai para o trabalho na sequência, não o deixe fechado na mochila o dia todo. Deixe-o no carro, por exemplo, fora de qualquer saco ou sacola
• Tenha dois pares com a mesma idade para revezar entre os treinos
• Se algo der errado logo após a compra, ligue para o fabricante e explique o caso. A designer Vanessa passou por isso: o tênis novo, caro e de marca tradicional teve o solado descolado após um trote de 10 km e uma meia maratona. O fabricante trocou a peça.




Nenhum comentário:

Postar um comentário