Total de visualizações de página

domingo, 18 de maio de 2014

Sub 60 !

Existem patamares diversos para se almejar: primeiros 10K, 1a prova, uma Meia . . . são tantos objetivos, que é fácil se perder.

Eu tinha dois: fazer uma prova acima de 21K (e inferior a uma Maratona), e fazer 10K sub 60. Hoje, tenho apenas uma meta: fazer uma prova acima de 21K.

Nunca mais havia feito uma prova de 10K. Diversos fatores contribuíram: agenda, condicionamento, desejo de baixar o tempo nos 5K, percurso batido, etc.

Mesmo nos treinos eu fazia (quando fazia) 10K aos trancos. Mas nas Meias, terminava bem, e com tempo decrescente. Isso me animava.

De uns 25 dias pra cá, os resultados dos treinos foram melhorando (treino, musculação, perda de peso - cerca de 2,5kg ganhos nas férias de fevereiro).

Terminava bem os 10 ou 12K. E terminava mesmo, sem andar, e sem perder o ritmo. Havia feito 01:03:00 nas duas últimas provas que fiz. 

Num treino, cheguei em 01:01:00. Estava na hora de partir para uma meta mais agressiva; sub 60. Ninguém disse que seria fácil, mas não precisava ser tão duro. 

Tinha que seguir o seguinte:

1K: 9 km/h
4K: 10
3K: 10,5
1,5K: 10,2
500m: 11

A Authentic estava cheia, hoje. Muita gente, seja nos 10K, seja nos 5, pra tempo. Levei os meninos e Lorena que não ia correr hoje. E avisei a Beto para só comer 2 bananas, pra sobrar pro pessoal. Se deixar, a draguinha come tudo.

Largamos quase todos juntos, e uma boa parte saiu na frente, num pace mais forte. Carlão seria meu coelho. Mas, já na largada, fomos a 9,5/ 9,8/ 10. Imaginei onde aquilo ia parar, e tive medo.

Nos 4K seguintes, fomos a 10,5/ 11. O futuro estava sombrio. Batemos 5,5K em cerca de 29 min. Puxado.

No Km 7, Carlão já estava uns 100/ 150m na minha frente, folgado, solto. E eu pensando onde eu ia quebrar, porque uma hora ia acabar tudo. Variava entre 9,5 a 9,9, nada de aumentar.

Perto do Km 8, no retorno, eu não sabia como ia vencer os 2K finais, mas era o que eu mais queria: o último retorno, pois era a última etapa da prova. Vi alguns amigos da Authentic voltando, logo seria eu.

Carlão reduziu, deu uma volta em torno de si mesmo pra gastar o tempo, e fomos juntos até o final a 10,8/ 11,4. Faltou perna, faltou cabeça, mas, a 1,5K da chegada, tudo o que não podia acontecer, era caminhar, quebrar ou diminuir o ritmo. Sub 60 não era uma questão de SE e sim, de O QUANTO. E tinha margem.

Meu Polar indicava que faltavam 1,6K quando vi a placa de 9K. "Ganhei" 600m psicológicos. Isso deu um gás a mais.

Faltando cerca de 500/ 400m, Carlão resolve dar um sprint final. "Não Carlão, precisa não". "Um sprint leve". Cada um com sua mania.

"Vamos, não baixa o ritmo. Força. Pára, não. Vamos falta pouco". 

E fomos (alternativa outra, não tinha). Chegamos com 57:40. Para quem queria fazer em 59:30...

A maioria baixou seu tempo, ou fez sub 60. Muita gente focada, e esforçada. Resultado é fruto do que você investe, do pouco de si que você doa.



Uma parte do pessoal antes da largada. Selfie em grupo é complicado...




Eu e Thiago Hegouet


Mais uma etapa vencida, faltam tantas outras. Duro agora, é correr sempre pra sub 60.

Meu muito obrigado a Carlão, pela paciência e apoio. Aos amigos da Authentic pelo incentivo, aos professores pelo cuidado, a Ulisses, por acreditar, a Lorena, que não precisava ir, mas foi.

Meu muito obrigado a todos! Vamos em frente, sempre!



Coment·rios
2 Coment·rios

2 comentários:

  1. Parabéns!
    10K é minha distancia favorita! mas também rejeito as duas voltas!
    Sucesso sempre, boa semana, daniel

    ResponderExcluir