Total de visualizações de página

domingo, 17 de junho de 2012

Meia de Floripa 2012: A Prova ! II

Quando participamos de uma prova dessa pela 1a vez, passa um filme na nossa cabeça.

14/06/2011 comecei a correr, portanto, há exatos 12 meses. Comprei um tênis Nike ruim pra  caramba (hoje são 6), 2 bermudas (sim, bermuda!) e só. Hoje treinamos com short adequado, camisa e bermuda de compressão, polainas, meia com almofada na sola, cinto de hidratação, MP3, óculos bons, Polar, um verdadeiro "arsenal":





Ulisses me disse hoje que não sabia quem merecia mais os parabéns, se eu ou a Authentic Run, pelo trabalho realizado, pois colocou para fazer uma Meia uma pessoa que nunca havia feito atividade física. Na avaliação final, ele votou em mim, mas respondi que uma vitória nunca vem só, é sempre a soma de vários fatores, portanto, todos, como falei no post anterior, têm sua contribuição fundamental. 

Quando, em alguns momentos da prova fiquei só, num corredor onde não havia ninguém perto de mim, achei a prova entediante, sem sentido, perdi a motivação. 

Quando as dores começaram, esperei ficarem mais fortes e me impedirem de continuar.

Ou quando tive as dores nas costas por quase 3 meses e pensei em desistir por não ter mais perspectivas.

Chegando no Km 10, lembrei de quando comecei, e não corria 1 Km direto. Querem saber como era meu treino? Segue (e era duro completar!):

SEG : 9 x (240m caminhada x 200 trote)  
TER : 5 x (500m caminhada x 300m trote) 
QUI : 9 x ( 240m caminhada x 200m trote )
SAB: 6 x (4'caminhada x 2' trote) 



E esse filme passou a cores e em HD na minha cabeça. Terminar essa prova era mais que finalizá-la simplesmente: era eu olhar no espelho e ver alguém que estabeleceu uma meta e realizou-a. Foi assim quando passei no vestibular (nos dois que fiz) - quando havia vestibular.

Ou quando me formei, ou quis comprar meu 1o carro, ou participei das inúmeras campanhas nas empresas onde trabalhei e ganhei. Enfim... mas essa conquista era especial, não dependia de inteligência, e sim de algo que só eu tinha e podia dar: vontade e capacidade física. 

Durante esse tempo - 12 meses - muitas foram as pessoas que estiveram por perto e, em algum momento tinham palavras carinhosas ou ajudaram a dar esperança ou alguma luz, além do pessoal que citei o post anterior. Tantas, que nem arrisco falar, para não esquecer, mas que sempre estavam por perto, correndo ou ajudando a evoluir. Tá, vamos lá:

Tiago, Viviane, Cris, Madson, Johnson, Léo, Jacintho, Marcos, Priscila, Carlão, Nice, Bau... voltem sempre a esse post, que a lista pode crescer caso tenha esquecido de alguém.

Aliás, o fdp do Léo, que falou: " Vamos, Roberto, vamos pra Floripa, vai ser no dia do meu aniversário, vamos correr e tomar todas.", nem veio. Eu só entro numa outra, se mandarem as passagens para eu ver, aí reservo as minhas. Mas não posso negar que estou aqui hoje por causa dessa conversa, certo? ;-). O primeiro que falar numa prova, vai ter que me mostrar que vai, outra dessa, não caio mais.  :-)  :-)

Engraçado é que ficam dizendo que eu crio as metas e o pessoal vai atrás de mim (Lorena, Tiago, Viviane...). Como se não fossem voluntariosos... Só porque Tiago comprou meu Garmin, e hoje um Saucony? Ou porque Lorena trocou de 10 para 21K? rsrsrs

Quando Ulisses respondeu meu e-mail dizendo que fui do ZERO para uma Meia, e que isso significa 2K por mês de evolução, eu acho que foi um crescimento ótimo, mas.... poderia ser melhor: o pace, a 1a prova de 5K antes do que foi... tanta gente matando a pau no desempenho! Mas isso é motivo de ajuste para uma segunda etapa.

Hoje um capítulo do livro se encerra. Com chave de ouro. Falta forjar uma de platina para o próximo, que começa a ser escrito semana que vem.

Para reflexão:

"Depois de 20 Km, achei que poderia chegar a 30. Depois dos 30, pensei que poderia chegar a 40. Depois disso, tive a certeza que chegaria em qualquer lugar.


Corro, porque minhas pernas são o instrumento que me ajudam a superar as barreiras que minha mente me impõe".

Vamos viver, sejamos felizes !





Coment·rios
6 Coment·rios

6 comentários:

  1. Olá Roberto,

    Comecei a treinar com certa seriedade em 16 de abril, bem recente, e meu primeiro passo foi nesse fim de semana com 5Km noturnos na beira da praia em Bertioga-SP.

    Passei aqui só para dizer que seu blog é inspirador! Bacana...

    Pretendo correr distancias mais longas, mas o tempo que tenho para me dedicar a treinos limita um pouco meus objetivos.

    Muita paz e muita correria (no bom sentido) para você!

    Um abraço,
    daniel prado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,

      Li seu último post. Acho que vc consegue fazer os 8K e a prova seguinte de 10. Se vc tiver uma assessoria esportiva lhe apoiando (o que é recomendável), fica mais fácil e seguro.

      Com relação ao tênis, já que vai estar no melhor lugar do mundo para comprar esse e outros artigos esportivos, sugiro que experimente a marca Saucony, que tem calçados excelentes (tenho 2, e minha esposa outros dois). E Asics. Mas procure saber qual a sua pisada, para escolher o tênis mais adequado.

      Quanto ao tempo para se dedicar a corrida, não esquente, com um bom planejamento, vc pode fazer uma Meia, treinando, por exemplo, 3 X por semana de 40 a 60 minutos, e no sábado fazer um longão. Claro que isso é uma forma simplificada, pois uma planilha de treino bem feita contempla outras variáveis.

      Bons treinos, e conte sobre sua evolução !

      Roberto

      Excluir
  2. Valeu Roberto,
    Decidi pela corrida por ser mais democrático e depender, sobretudo, de uma boa intenção.

    Vou atrás do Saucony sim, li sobre sobre isso no seu blog também em fevereiro. Gostei do aspecto de ser um tenis leve. Eu tenho estrutura bem leve, e pisada neutra.

    Não tenho suporte técnico, eu mesmo desenho minhas planilhas com consultas e conversar com outros atletas amadores de objetivos semelhantes.

    Gostei da dica do longão no fim de semana! Eu normalmente usava o fim de semana para treinos bem recreativos, incluindo bike, abdominais, e outros fortalecimentos sem me preocupar com aeróbicos. Mas a idéia do longão me cativou, vou fazer um teste.

    Abraço, bons treinos e boas corridas!
    Sigo você por aqui!
    daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente o Kinvara ou Fastwitch5, que são bem leves, e o Triumph ou Hurricane, para treinos mais longos.

      Procure fazer seus treinos com uma assessoria, vc vai perceber uma boa melhora na evolução, acredite.

      Abraço,

      Roberto

      Excluir
  3. Estou avaliando a questão da assessoria, o que complica um pouco para mim é a dificuldade de ter horários e locais específicos porque o trânsito aqui de São Paulo impede de termos horarios agendados para qualquer coisa.

    Então o treino para mim, e sobre tudo por isso optei por entrar de vez na opção running, tem que ser no horário e local que eu estiver naquele momento, seja lá onde e quando for.

    Mas tenho convicção do que você me fala também, sei que isso pode melhorar e trazer inclusive mais conforto e segurança para meus treinos, estou aqui pensando nas minhas logísticas.

    Agora que treinei bem para os primeiros 5K e terminei com muita tranquilidade, sei que esse esporte pode sanar minhas necessidades físicas. E com isso preciso aprimorar!

    Valeu pelas dicas,
    Qual a próxima corrida?

    Abraços,
    daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não precisa treinar o local da assessoria. Com a planilha, vc treina onde puder. A planilha orienta, planeja e ajuda vc a evoluir melhor. Quando vc puder, num sábado, por exemplo, vc treina com eles. No nosso grupo, tem gente que está morando em outro estado, e recebe as planilhas daqui. E sempre que vc tiver dúvidas, procura a assessoria, entende?

      A próxima corrida: Meia Maratona Internacional do Rio, 19/08.

      Abraço !

      Excluir