Total de visualizações de página

domingo, 17 de junho de 2012

Meia de Floripa 2012: A Prova !


Florianópolis, Santa Catarina, junho de 2012. Previsão de temperatura entre 13 e 17o com chuva, para domingo. Chegamos sábado 12:35 sob um sol de rachar. Medo. Olhamos no celular, a previsão continuava a mesma.

Conversamos com alguns motoristas de taxi que disseram que no sábado havia amanhecido nublado e frio. Menos mal. Aqui é assim, dizem eles: o sol sai lá pelas 10 hs.

Retiramos os kits e já recebemos o chip. Por que nunca fizeram isso nas outras provas que participei? Uma mão na roda! A loja da Asics não tinha muita opção de modelos de tênis, e
os preços UM POUCO abaixo do dos sites, não valia a pena. Lorena comprou um prendedor de número por R$ 19,90 (o mesmo preço das lojas físicas e sites).

O jantar de massas só tinha uma opção de macarrão, frango, rondelli e lasanha. Salada refrigerante e sucos. Fraco, mas já tínhamos entrado...  

As palestras pareciam ecoar no nada, não vi praticamente ninguém prestando atenção. E as  mesas eram comunitárias: sentam várias pessoas que não se conhecem.


DIA DA PROVA

Chegamos lá 07:05 para a largada 07:30. Como tínhamos o chip, era só deixar as coisas no Guarda-Volumes e ir ao banheiro. Uma baita fila, mas faz parte. Alongamento, e vamos pra largada. Só começou por volta das 07:45. Pedro, da Autehentic, estava lá conosco dando suporte. Não estávamos sós.

E lá fomos nós, eu, Lorena, Tiago e Gisele, que apareceu por lá e ia correr 10K. Eu, 21, Lorena trocou de 10 para 21 e Tiago não conseguiu trocar, ficou com 10K e correu 21. 

Como demorou para largar, já estava com vontade de ir ao banheiro novamente. Tive que dar uma paradinha no Km 2, numa casa abandonada à venda, para resolver o problema.

Isso feito, voltei com força total. Dia nublado, frio, sem chuva nem sol. Foi assim a prova toda, uma delícia. Sentia que dava pra ir tranquilo. Até o fim do mundo. Ótimo correr no frio!

Lá pelas tantas, depois do retorno dos 5K, chegou a vez do pessoal de 10 retornar. Sou humilde quando não tenho como competir, como é o caso (ainda) de uma prova, mas quando a moça olhou pra mim e disse: "10K, Sr.? Por aqui." Não pude conter um riso de canto, pesando: "Não, obrigado, tô fazendo 21K."

No Km 6 olhei uma placa de Km 15 para quem estava voltando, logo depois, aos 43 minutos, lá vinha um corredor escoltado, devia ser o primeiro. Algum tempo depois, passaram mais uns 8. Pra quem pode.

Com 55 minutos, tomei um gel.

Eu achava, pelo mapa, que ia retornar no Km 9, por um outro caminho e terminar 1 Km após a largada. Sou péssimo para isso. Retorno no Km 10,5, pela MESMA pista, e terminando no mesmo local de partida.

No retorno, Powerade (tinha visto o pessoal voltando com ele em garrafa). Me ofereceram um copo, pedi uma garrafa, me deram uma sem tampa, peguei a tampa logo após, largada no balcão. Usei essa garrafa por alguns Km, completando com água (2 vezes).

Os Km 13 ao 16, foram os mais difíceis: dor na coxa,  joelho e pé esquerdo. Foi duro. Bateu medo, irritação, desespero. A dor na coxa deve ter sido o psoas, mas nem que ela tivesse trazido junto o psoal, ia me derrubar. Nesse trecho passei por um rapaz que corria estranho, mexendo muito a cintura: achei que ele tinha um problema, fiquei consternado e segui pensando: "Esse vai ficando por aí mesmo, nunca mais o vejo".

Dor, sacrifício, garra, vontade, loucura. Em alguns trechos, corri só: ninguém na frente nem atrás. Quase senti banzo... rsrsrs

Observei que meu Polar marcava 150 metros a mais que a medição da prova, mas vamos em frente.

Km 16,5: uma subida. Seria aquela tão falado pelo pessoal da Authentic? Antes fosse... no Km 17,5 veio uma ponte com uma subida que vou te contar. Mas não andei hora nenhuma durante toda a prova. E quem passa por mim na subida da ponte? O cara que corre estranho! Não acreditei, mas não quis pagar pra ver, estava tudo indo bem, não ia comprometer a prova por nada.

No Km 19, todas as dores foram esquecidas, apertei a tecla PAIN OFF, e esqueci de tudo: se existia alguma dúvida se terminaria a prova - e havia, acreditem, ela terminou ali mesmo, mas também não dava pra dar mais gás algum, era assim mesmo.

Comecei correndo a 8,8 km/h, e no final, reduzi para 7,4, era o que havia, não tinha de onde tirar mais nada. Pista sem buraco, linda, perfeita, um tapete.

Fiz 18K no longão em 2:26, e esses 21, em cerca de 2:35 (esqueci de parar o relógio, porque estava tentando voltar para chegar novamente com Lorena e Tiago), assim que receber o tempo da prova, informo.

A PROVA ACABOU, E EU CORRI UMA MEIA MARATONA !!!!!!!!!

Quero agradecer nominalmente, a todos que contribuíram para que isso hoje, se tornasse possível:

Ulisses, pelo profissionalismo e coerência no trabalho com a Authentic Run.
Flávio, Pedro, Manoel, Diego, Tiago, Alvinho, da Authentic, pela dedicação, participação, entusiasmo, nos dando apoio.
Thiago, pela ajuda na suplementação.
Ana Paula, pela contribuição na orientação nutricional.
Igor, pela contribuição na fisio, reparando os problemas que causamos a nós mesmos.
Talita, pela orientação na musculação.

Um time é a soma de várias forças, e tive a sorte de contar com todas essas. Obrigado de coração.

Semana que vem, novas metas, novos rumos.

FLORIPA É NOSSA !!! CONQUISTADA E DOMINADA!!!!  UHU !!!







Coment·rios
4 Coment·rios

4 comentários:

  1. Parabéns pela conquista Roberto! Lembro como foi bom completar a minha primeira Meia...continue assim...agora lembrei que vi uma galera com o seu uniforme, talvez até vc..rs
    Um abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Diego, éramos 4, eu, o mais alto. Não faltarão oportunidades. Ainda correremos juntos.... vc lá na frente... rsrs

    Abraço,

    Roberto

    ResponderExcluir
  3. Oi, Roberto.
    Parabéns pelo relato e pela prova. Foste pego pela Meia de Floripa. Venha mais vezes e vamos torcer para se encontrar desta vez. To pensando em colocar uma tenda twittersrun na próxima edição. Daí não vai ter erro.
    Forte abraço,
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk.... sim, acho que não tem como errar. Valeu pela atenção!

      Abraço,

      Roberto

      Excluir