Total de visualizações de página

domingo, 4 de novembro de 2012

Track&Field Run Series Salvador Shopping 2012 - A Prova

30/10/2011, Track&Field, primeira corrida de 5K que fiz direto (a anterior, Circuito das Estações, ainda não corria 5K, andei e corri). Tempo: 35:32:10, 8,4 km/h de vel. média. Todas as provas de 2011 (e foram todas 5K), foram entre 35 e 38 min.

Em 2012 só participei de provas de 10K ou Meia, e pretendo continuar assim: onde houver opção, serão 10K, e, eventualmente, Meia. Só que a T&F, tem um circuito onde 10K são duas voltas, e eu não tenho paciência para isso - minha paciência é bem reduzida para algumas coisas.

Assim, como estava sem participar de provas há algum tempo, e gosto do circuito e do kit, resolvi fazer a prova na modalidade 5K.

Então, o desafio passou a ser melhorar o tempo, claro. Evoluir, sempre!

Estou retomando o ritmo depois de voltar de Paris, para onde fui já com o condicionamento reduzido, pois estava há 3 semanas sem treinar como deveria. Na volta da viagem, retomei, mas ainda não estou como gostaria.

Ganhei 4 kg na viagem, perdi 2,5, mas essa semana, estava com 3 kg a mais que minha meta de 83kg. O peso "extra" e o condicionamento ainda não como gostaria, eram um desafio a mais. Mas tinha como meta fazer os 5K em 29:59:00, ou seja: sub-30 min. 

Meu café incluiu suco de uva (rico em carboidrato) e Dextrose. Levei 2 sachês de CarbUp, da Probiótica, GU mastigável e 3 torrões de açúcar. Não para usar tudo, claro, mas para ter opções.

Como a prova tem poucos participantes, e chegamos cedo, conseguimos sair bem na frente,  o que ajudou a largar bem. Tinha que fazer a 10 km/h, para chegar em 30, acelerando um pouco, batia nos 29:59.

O pessoal de elite saiu queimando, e eu, a 12,6, 13,1 km/h. E assim fiquei por cerca de 2 Km ( ! ). Depois oscilei entre 9,2 a 10,1 até o Km 3,5.

Um CarbUp antes de largar, outro no Km 2, junto com a água servida no primeiro posto de hidratação (na prova de 5K, foram dois).

O sol não estava forte (a prova teve largada às 07:00 e uma parte do percurso ocorre entre prédios, na sombra), mas o ritmo forte (para mim, pelo menos), fez com que fosse desgastante. Lá pelo Km 3,5 a 4 senti o esforço e aquela vontade de parar na sombra, tomar uma água, sabe quando você pensa: "O que eu estou fazendo aqui? Pra que isso?".

Mas estava dentro do planejado, e segui firme. No Km 4, foi um torrão de açúcar pra dentro, e era a decisiva se ia bem, ou não. No final, tem uma ladeira pequena, mas incomodamente íngreme, pensei nela, e fui em frente. Passei por um homem sendo apoiado por dois outros corredores, ele estava andando, falando algo de forma lenta e de olhos fechados. Logo depois, desce uma ambulância para socorrê-lo.

Tinha uns 90 segundos para fazer cerca de 400 metros (mais ou menos isso). Fechei a linha de chegada em 30:43 (tempo do meu Polar, o resultado oficial ainda não saiu), uma vel. média de 9,9 km/h. Míseros 0,1 km/h me separaram do meu objetivo !

O que me consola, é que andei não mais que 90 segundos para alongar as costas (foram 3 vezes totalizando esses 90 segundos), o que, tecnicamente, me coloca em sub-30. Mas tecnicamente é algo que não levo para o travesseiro, assim, vamos em frente para mais um desafio.

Os treinos num ritmo regular, e o condicionamento melhorando, chegamos lá. O impossível é algo que só existe nas nossas mentes.

Corrigindo, o impossível existe, sim, pelo menos para mim: 1 minuto após cruzar a linha de chegada, chega o 1o colocado . . . dos 10K ! O cara fez 10K no mesmo tempo que eu fiz 5! - ele fez a prova num ritmo em torno de 19,5 km/h! Quer dizer, ele vive como? Treina como? Come o que? Faz outra coisa da vida? Pior que deve fazer, sim, viver disso, é que ele não vive, infelizmente. Não no nosso país.

Isso, sim, é o impossível que mora ao lado, mas nunca chega para nós.

No espaço montado pela T&F, tinha lugar para deixar as crianças de graça, e ainda ganhavam a mesma camisa do kit, stand da Polar (não passei, pois tenho o meu, e em Paris já vi o novo lançamento, o RC3 - versão do RCX3 - com GPS integrado, que, com certeza não chegou a Salvador), da SONY com uma promoção muito boa: MP3, de R$ 249,00 por R$ 175,00. Tenho um antigo, mais comprido, e aproveitei para comprar um.

Massagem, foto, boas opções de serviços. Sorteio de MP3 da SONY. Não ganhei.

Após a prova, medalha, Gatorade, barrinhas de cereal e devolver o chip, que ainda não é descartável - mas bem que poderiam, pelo menos, entregar junto com o kit.


Eu e minha "coisinha". Foto by Bia Sinay.



Bagaceira pós-corrida



Boas recordações dessa prova. Senti falta de correr 10K, mas teremos outras oportunidades ainda esse ano.



Coment·rios
5 Coment·rios

5 comentários:

  1. Oi Roberto Sinay! Eu nuca usei gel com 5km, pq a nutricionista sempre me diz que gel de carboidrato deve ser usado em provas acima de 1h abaixo disso pode ter efeito rebote, o aumento rápido da insulina com isso cai a glicose dando hipoglicemia. Mas, isso deve ser idiossincrático.

    Parabéns pelo RP. Com treinos de velocidade vc consegue baixar esse seu tempo.

    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivone, em tese, não é necessário mesmo. O recomendado, é a partir de 1 hora. Mas vale lembrar, que existe gel pré-treino, certo? Então usei um pré- e decidi usá-lo novamente durante a prova.

      Justamente por ser uma distância curta, os potenciais efeitos adversos seriam nulos, ou muito improváveis.

      Foi nessa linha.

      Abraço,

      Roberto

      Excluir
  2. Muito legal , pena não ter te visto .

    ResponderExcluir
  3. Ótimo tempo, cara. Lembro meu primeiro 30', depois meu primeiro sub-30'. É uma sensação de dever cumprido, principalmente quando a gente pára de andar definitivamente. Parabéns, Roberto. Boa sorte nos 10k, eles sim são um desafio a todo momento... Tirando para o cara que não vive disso e fez em 30'. JESUS!

    ResponderExcluir
  4. Isso, Runner Hostil, cada passo é um tijolo que colocamos pavimentando nosso caminho. E depois, não tem mais como voltar atrás.

    Abraço,

    Roberto

    ResponderExcluir