Total de visualizações de página

sábado, 16 de março de 2013

Uma Dúvida Corriqueira e Sem Resposta Pronta

Chego em casa ontem e tem uma mensagem no meu Facebook, de uma amiga nossa. Uma dúvida corriqueira sobre o mais importante para quem corre: O TÊNIS!

Quisera eu que existisse uma resposta pronta. Mas, a vida é bem diferente do que gostaríamos.


Segue o bate-papo:


"Oi Betinho, td bem?  Queria uma sugestão e sei que vc é a melhor pessoa para me ajudar. 

Estou começando a correr e queria uma indicação de qual o melhor tênis. Por enquanto estou correndo 40 min. na esteira sem sofrer e às vezes me arrisco no calçadão, mas aí consigo um pouco menos. 

Vamos para os EUA na semana que vem e acho que lá encontro mais barato, né?! Quem sabe um dia estarei com vcs em uma maratona ou meia pelo menos... rs"


Resposta:


"Vamos lá...rsrs: O melhor tênis, é o que VOCÊ se adptar melhor, não tem receita de bolo.
Em primeiro lugar, você tem que descobrir qual o tipo de pisada: NEUTRA (o pé não inclina para os lados), PRONADA (o pé inclina para dentro) ou SUPINADA (o pé inclina para fora). Podem ser moderadas ou severas.

Portanto, é importante escolher a marca e o modelo para o tipo de pisada.

O que você tem que levar em consideração, é o que mais for importante para você: AMORTECIMENTO (maciez com que você toca o solo), ESTABILIDADE (deixa seu pé mais firme para não torcer), FLEXIBILIDADE e LEVEZA.

Eu, por ser alto e mais pesado (não gordo, mas pesado pela minha altura... rsrs), prefiro um tênis com mais amortecimento e estabilidade. Pessoas mais peves como você podem se dar bem com um calçado mais leve, e precisar menos de amortecimento.

As marcas mais usadas, são: Mizuno (acho um pouco mais pesados), Asics, Adidas e Nike. 

Eu, particularmente, gosto de uma marca americana chamada Saucony. É a que tenho usado mais nos treinos longos, e provas. Como minha pisade é levemente supinada, uso mo modelo Triumph (já está na versão 10).

Se você se adaptar a um tênis mais leve, procure modelos SEMI-MINIMALISTAS, como o Saucony Kinvara, Asics Gel Blur, por exemplo.

Para corridas mais longas, é melhor um tênis com mais amortecimento, para corridas curtas e SE você quiser velocidade, um tênis mais leve, pode ajudar. Experimente um tênis como o Saucony Triumph ou Asics Kinsei, e depois, Kinvara e Gel Blur. Tem o Adidas Adzero, bem leve tembém. Ande na loja, pule, dê uma corridinha de uns 3 minutos (nos EUA, algumas lojas têm espaço para tal), e decida o que você achou melhor.

Os EUA são o lugar certo para achar qualquer modelo por um preço justo, e muitas vezes, comprando 2 pares, o segundo sai com um bom desconto. O Triumph 10 custa US$ 120,00, mas o 9, você acha por uns US$ 90, ou menos.

Não procure o tênis IDEAL, é tudo um aprendizado e você vai conhecendo os detalhes com o tempo.

O importante, é que você começou, esse é o grande passo. Outra coisa: quem corre deve fazer musculação para não lesionar pernas e joelhos, ok?

Boa corrida!"


Réplica:

"Eu sabia que estava perguntando à pessoa certa!!! rs 

Depois dessa aula descobri que minha pisada é supinada. Todos os meus calçados desgastam nas laterais. Já anotei as sugestões e vou procurar. 


Eu uso um nike air antigo, mas acho que estã na hora de ter algo melhor. 

Eu me preocupei em fazer musculação também e estou com uma personal duas vezes por semana. Eu sempre fiz spinning, jump, mas nunca havia corrido, nem na esteira. Fiquei impressionada como é diferente correr na rua. Corri 20 min, sendo que últimos 5 min. foram sofridos. Parecia que tinha uma força me empurrando para trás. Pensei que poderia ser o vento e mudei de direção, mas continuei com dificuldade. 


Um dia chego lá... vocês estão de parabéns!!! Agora sei o quanto é difícil!!!

Muito obrigada viu?! Mande um bj pra Lore!"


Tréplica:


"rsrsrs... não é difícil, apenas é preciso VONTADE e FOCO.
Na esteira é mais fácil, pois o piso é menos duro que o da rua. Eu ODEIO correr na esteira, até hoje não passei de 10 min. Na rua, o negócio fica melhor...rsrs.
Em breve, vc vai perceber que 25 min. são o aquecimento de uma Meia... rsrs.
Mas cada coisa a seu tempo. Sua personal pode montar uma planilha de corrida pra vc evoluir melhor e com mais segurança.
O importante é não parar. Alguns dias serão duros, noutros, vc estará sentindo dores, mas faz parte. Estabeleça uma meta, que fica mais fácil você se comprometer. Em agosto tem a Meia Internacional do Rio. É uma boa meta . . .
Nada na vida é fácil, mas algumas coisas conseguimos fazer com paixão.
Bons treinos!"



O importante é começar e não interromper. Com os resultados aparecendo - e eles aparecem - a motivação nos empurra para frente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário