Total de visualizações de página

domingo, 21 de outubro de 2012

Comprimir ou Não Comprimir?

É um assunto recorrente, e até hoje sem uma definição clara.

Qual a função das roupas de compressão, e quais os resultados práticos das mesmas?

Tecnicamente, as roupas de compressão têm a função de evitar que os músculos façam movimentos maiores do que deveriam, desperdiçando energia (daí o termo compressão, que faz com que esses músculos fiquem "presos" evitando gastar energia desnecessariamente), e melhorando a circulação sanguínea, evitando fadiga, cãibras, e, consequentemente, perda de rendimento.

Isso, é o que se promete, mas existe, de fato, algum resultado concreto? A indústria fala em melhora de até 5% no resultado, o que, para um profissional, faz toda a diferença e mais um pouco. Mas, e para um atleta amador, como é o nosso caso?

Eu adoro novidade e tecnologia. Fato! Tenho bermuda e polaina de compressão. Já corri bem com eles, assim como tive treinos péssimos com elas. E corri muitíssimo bem apenas de short.

Da mesma forma, vemos campeões usando apenas short, e arrebentando nos tempos. Ou seja, não encontrei relação entre resultados com e sem compressão.

Existem até produtos para serem usados antes, durante e depois dos treinos, para recuperar, ou seja: a segmentação levada ao extremo. E isso me faz pensar no real resultado de cada uma dessas linhas.

Eu costumo fazer o seguinte: em provas e longões, uso bermuda, e quando estou sentindo algum desconforto na panturrilha, polaina.

E, quando corro uma Meia Maratona, uso uma blusa de alta compressão, para ajudar na postura, e evitar suar muito, encharcando a camisa.

Mas, o uso da bermuda, na verdade, para mim, é mais por causa dos bolsos, para evitar ter que levar cinto de hidratação. Tenha um bom tênis, conheça-o bem, e corra melhor ainda.

Mas se quiserem saber as marcas de roupas de compressão, seguem algumas:


- 2XU (pronuncia-se "two times you"): http://www.2xu.com/landing/?r=

Marca australiana, considerada umas das melhores - se não a melhor - do mundo. As bermudas não têm bolso. Quase compro quando estive em Paris, estava com uma na mão, mas, por não ter bolso, não comprei.


Marca japonesa, tem calças de compressão com suporte para os joelhos. Bermudas não têm bolso.


- Mynd:  http://mynd.com.br 

Marca nacional, possui modelo com bolso.


Mais uma marca nacional, possui modelos com bolso.

- Fletshttp://flets.com.br 

Marca nacional, é a que uso, e vou procurar outra. Modelos com bolso.



Enquanto isso, vamos testando e procurando a combinação ideal.



Coment·rios
3 Coment·rios

3 comentários:

  1. Fala Roberto,
    Boa semana por aí! Li os ultimos 4 posts agora..
    Boa sorte na próxima com o "muro"
    Eu pretendo correr minha primeira meia ano que vem...
    É meu objetivo.
    Um abraço,
    daniel

    ResponderExcluir
  2. Cara, nessas horas eu sempre ouço os mais vehos. Eles me dizem nas corridas que a mais de 20 anos só usam a camisa quando o sol está rasgando a alma e eles querem evitar um aumento desnecessário da temperatura. Já ouvi que os melhores tempos deles foram nesse minimalismo tênis+short e que muito dessas roupas de compressão é mais efeito placebo que anything else. Não sei no que acreditar, realmente. Belo post, Roberto!

    ResponderExcluir