Total de visualizações de página

sábado, 17 de novembro de 2012

Musculação Antes ou Depois da Corrida?

Sempre surge essa dúvida, principalmente para os corredores que precisam fazer musculação para evitar lesões.

Esse texto da Revista The Finisher, pode ajudar a tirar algumas dúvidas.



Musculação antes ou depois da corrida?
Descubra se correr e fazer musculação no mesmo dia atrapalha a performance do corredor
texto Mariana Gianjoppe






Correr e fazer musculação no mesmo dia atrapalha a performance? 

Essa dúvida acompanha muitos corredores, principalmente os que têm agenda apertada e não podem intercalar os dias de treino com os de fortalecimento muscular.
 


O treinador Marcos Caetano, do Instituto Vita, tem uma boa notícia para esse grupo: “Não vejo problema algum em fazer musculação no mesmo dia da corrida, desde que as variáveis do treinamento sejam controladas”.  Ele explica: “Temos que organizar o volume e intensidade da atividade secundária de modo que ela não concorra com a atividade principal daquela sessão”.
 

COMO DIVIDIR O TREINO:
 Se o objetivo é o ganho de potência aeróbia,  deve-se realizar o treino intenso de corrida primeiro e, ao final, o de fortalecimento (com volume e intensidade reduzidos).  
Quando a prioridade é o ganho de força e potência muscular, deve-se iniciar a sessão com o treinamento muscular de alta intensidade e, na sequência, fazer o trabalho de corrida com volume e intensidade reduzidos.
 
Se o objetivo for hipertrofia muscular, uma boa sugestão é dividir os dias de treino da seguinte forma: corrida intensa no mesmo dia do fortalecimento de membros superiores e corrida leve no mesmo dia do fortalecimento de membros inferiores.
 


NÃO ABUSE: 
 
“O treinamento de corrida concorre diretamente com o treinamento muscular, se o atleta não controlar o volume e as cargas de treino desses dois componentes, terá prejuízos na performance e maior risco de lesão, podendo levar ao overtraining”, alerta Marcos.
 
Ele também destaca a importância da orientação profissional na hora de montar a planilha de treinos: “O educador físico pode otimizar as sessões de treino para que não haja desperdício de tempo com exercícios inespecíficos para a corrida, além de saber a melhor forma de controlar as cargas de treinamento e o descanso entre os estímulos".



Coment·rios
6 Coment·rios

6 comentários:

  1. Muito bom o post, pois falando francamente eu odeio ir para sala de musculacao, antes pedalava e so corria em morros para substituir a academia, dai o meu técnico disse que tinha que fazer, dai nao teve jeito faço duas vezs por semana, faço para reforçar os musculos das pernas, mas parece que vou ficar bombado...kkkk...Quando e dia de musculacao eu faço a musculacao e depois eu corro.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. A RESPEITO DA CORRIDA COPPA:

    Meu querido Roberto, quem vem no fundão não encontra mais água nos pontos e eu fiz uma prova sem pressa, tranquila...rs Como eu passava e a água já havia terminado, então para mim não teve...rs Abração e obrigada pela visita e pelo comentário. Muito válido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Sandrinha, eu consegui água em todos os postos, algumas estavam "natural", mas ajudaram de qq modo... rsrsrs

      Abraço,

      Roberto

      Excluir
  3. Adorei esse espaço, queria seguir mas não encontrei a opção. Põe aí espaço pros seguidores que fica melhor para vermos qdo vc faz publicações. Muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrinha,

      Vc pode se tornar membro, e também, no canto direito, onde tem SIGA POR E-MAIL, colocar seu e-mail, digitar o código que vai aparecer. Você vai receber um e-mail para confirmar, e todo Post será encaminhado para o seu e-mail.

      Qq dúvida, me fale.

      Abraço,

      Roberto

      Excluir