Total de visualizações de página

domingo, 3 de fevereiro de 2013

A Hora Certa do Gel de Carboidrato

Que o gel é presença praticamente indispensável para quem corre, não é novidade. Tudo e uma questão de encontrar o ponto ideal para cada um.

Eu costumo usar um no início de treinos longos ou intensos, por exemplo.

Revista The Finisher.




A hora certa do gel de carboidrato
Saiba qual o momento ideal para você reabastecer os seu estoque de energia
texto Mariana Gianjoppe







Já faz tempo que o gel de carboidrato se tornou companheiro inseparável de quem corre com regularidade e tem  foco em desempenho. Muitos amadores, no entanto, entraram na onda sem informações suficientes sobre seu uso correto. Você sabe quando e por que ele é necessário? O consumo dos sachês ajuda a recarregar os estoques de energia e melhorar o rendimento na corrida, mas muitas vezes é dispensável ou pode ser substituído por alternativas naturais.

“Nosso estoque de glicogênio hepático e muscular (carboidrato armazenado) é pequeno e se esgota rapidamente com a prática de exercício. O consumo de carboidratos de rápida absorção durante a corrida fornece glicose e permite a continuidade da atividade, retardando a fadiga”, explica a nutricionista Paula Crook, da PB Consultoria em Nutrição. “Isso também evita a utilização de proteína como fonte de energia. Assim, ela não é desviada de sua principal função, que é o crescimento, manutenção e reparo dos tecidos musculares”, complementa.

Mas esse processo só ganha importância depois de uma hora de corrida. “É a partir daí que o consumo do gel passa a ser indispensável para garantir um aporte adequado de energia durante o treino, evitando a redução dos estoques de carboidrato do corpo”, defende a nutricionista. “Para facilitar, recomendo um gel de carboidrato (de 20 g a 30 g) a cada 40 minutos ou a cada 7 km, caso a corrida dure mais de uma hora.”

Para quem não gosta do suplemento, que deve ser sempre consumido acompanhado de água, há alimentos ricos em carboidratos que também são absorvidos rapidamente e que podem ser usados em treinos e provas. 

Confira na tabela:

Alimento
Carboidrato
1 pedaço de rapadura (30 g)
27 g
5 batatas inglesas cozidas sem casca (150 g)
27 g
1 bananinha com açúcar (37,5 g)
28 g
2 bisnaguinhas
26 g



Coment·rios
1 Coment·rios

1 comentários:

  1. Muito bom esse tema Roberto.
    Em minha última corrida com duração de mais de 2h, neste último final de semana, faltou hidratação na segunda metade da prova, e sem água, não consegui utilizar o gel de carboidrato porque ele era muito pastoso. Cometi o erro de testar a marca deste gel na prova.
    Valeu. Abraços.

    ResponderExcluir