Total de visualizações de página

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Meia Hora de Corrida Para se Sentir Bem

Tecnicamente, o que sentimos naturalmente...


Meia hora de corrida para se sentir bem

Conheça os principais neurotransmissores liberados durante a corrida e quais são suas funções

A endorfina é responsável pelo relaxamento do corpo - Foto: Shutters


O cérebro é conectado a cada célula do corpo pelo sistema nervoso. A maioria da informação sensitiva, motora e associativa é processada no cérebro e distribuída através da rede de circuitos neuronais. “Todas as nossas sensações, sentimentos, pensamentos, respostas motoras e emocionais, a aprendizagem e a memória, as causas das doenças mentais, e qualquer outra função ou disfunção do cérebro humano não poderiam ser compreendidos sem a comunicação entre as células nervosas, os neurônios”, diz a neurocientista Silvia Helena Cardoso.
NEURÔNIOS, OS “TRADUTORES” DO CÉREBRO
Os neurônios precisam continuamente coletar informações sobre o estado interno do  organismo e de seu ambiente externo.  “E, então, avaliar essas informações e coordenar atividades apropriadas à situação e às necessidades atuais da pessoa”, continua Cardoso. Os neurônios processam essas informações graças aos impulsos nervosos, que podem passar de uma célula à outra, criando assim uma rede de neurônios que se comunicam. As conexões neuronais geram e transmitem impulsos elétricos, que agem como transportadores das informações ou mensagens até suas células-alvo. As mensagens podem também ser transportadas por “mensageiros químicos”, os neurotransmissores (NT).
MENSAGEIROS DO CORPO
Os neurotransmissores são substâncias químicas (pequenas moléculas) produzidas pelos neurônios e utilizadas por eles para transmitir sinais para outros neurônios ou para células não neuronais (por exemplo, células do músculo esquelético e do miocárdio) que eles estimulam. Os NT são produzidos de acordo com o estado e a necessidade de cada pessoa.
AGENTES DE SAÚDE E DESEMPENHO
O cérebro usa esses mensageiros químicos para mandar seu coração bater, seus pulmões respirarem e seu estômago digerir. Diferentes tipos de células secretam diferentes neurotransmissores. Os NT podem ainda afetar o humor, o sono, a concentração, o peso. Combatem o estresse, diminuem as dores e são responsáveis até pelo “barato do corredor” (runner’s high), sensação entorpecente de ânimo e energia durante a corrida. “A liberação (dos NT), nesse caso, é uma resposta à atividade física.
A endorfina, por exemplo, é uma substância natural produzida pelo cérebro, visando relaxar e preservar-nos da dor e nos dá ainda um enorme prazer”, revela o médico fisiologista Renato Lotufo. Todo esse estado positivo ajuda também a prevenir lesões.
Os neurotransmissores tornam-se um fator negativo quando “os praticantes de atividades aeróbias consideram que podem ultrapassar seus limites físicos, devido à sensação de bem-estar gerada pelos NT. Daí torna-se fundamental o papel de um instrutor. Ele deve ficar alerta a qualquer sinal de baixa de imunidade, falta de apetite, perda de peso sem causa aparente, mudança de humor etc. Isso significa que houve um desequilíbrio dos neurotransmissores e, consequentemente, a entrada do corpo em fadiga”, afirma Renato Lotufo. O perigo vem também do estresse, que gera um desequilíbrio e inibição de alguns NT. Outros problemas emocionais e doenças também afetam os níveis de neurotransmissores.
Para repor perdas de NT no organismo, proteínas, carboidratos e gorduras são fontes de uma variedade de substâncias neuroativas. “É preciso, porém, consultar um nutricionista para uma reposição adequada, pois a suplementação alimentar excessiva pode desequilibrar ainda mais o organismo”, alerta Lotufo.
PRINCIPAIS NEUROTRANSMISSORES LIBERADOS DURANT E A CORRIDA
Serotonina
Poderosa como um remédio antidepressivo por seu efeito calmante e de equilíbrio químico no cérebro, a serotonina é também um estimulante natural do humor. Quando seus níveis aumentam, durante uma corrida, por exemplo, quadros depressivos são bem atenuados. Ela atua ainda no apetite, no ciclo de sono e na libido. O perigo é quando ela decresce no organismo, em geral após um esforço intenso e prolongado, sem uma recuperação adequada.
Noradrenalina
Aumenta o estado de alerta e atenção durante o dia, e promove o bom humor. Atua também como mediador dos batimentos cardíacos, na pressão sanguínea e na conversão de glicogênio em energia. Favorece a memória e a aprendizagem.
Fenilalanina
Estimulante, aumenta a atividade e a agilidade mental. Favorece a  concentração após a corrida. Por isso muitos corredores conseguem render mais no trabalho depois do treino.
Dopaminas
Controla níveis de estimulação e controle motor. Melhora o humor e a memória. Níveis muito baixos de dopamina dificultam o movimento.
Endorfinas
Drogas analgésicas produzidas pelo corpo, ajudam a bloquear a transmissão da dor das terminações nervosas aos receptores no cérebro. Elas também auxiliam o corpo no combate ao estresse e ainda determinam o humor. Liberadas durante o exercício, seus efeitos persistem por horas. “Meia hora de exercício já é suficiente para o indivíduo se sentir bem”, afirma o médico Renato Lotufo. A ação das endorfinas melhora a resistência, a disposição física e mental, o sistema imunológico e alivia as dores. São responsáveis por boa parcela do “barato do corredor”  - (runner’s high)

Nenhum comentário:

Postar um comentário