Total de visualizações de página

domingo, 3 de março de 2013

Corra Contra a Pressão Alta

Pode fazer bem, mas sempre procure um médico antes de qualquer atividade.


Corra contra a pressão alta
Combata a hipertensão correndo
Mariana Gianjoppe






O problema atinge um em cada quatro adultos brasileiros. Quando não tratada, a hipertensão arterial torna-se um dos principais fatores de risco para infartos, AVCs, lesões nas artérias e insuficiência renal. O primeiro passo para prevenir e combater a doença é sair do sedentarismo. 

“É possível controlar a pressão arterial por meio da atividade física, pois ela promove a regulação da atividade nervosa, a dilatação dos vasos, o aumento do número de vasos e a diminuição de certas substâncias liberadas no organismo que contribuem para a elevação da pressão”, explica Patrícia Oliveira, Cardiologista do Esporte no Instituto do Coração (INCOR). “Após o exercício, temos uma queda significativa da pressão arterial, e esse efeito dura aproximadamente 24 horas. Portanto, se você treinar dia sim, dia não, tenderá a manter níveis pressóricos mais baixos e, com isso, precisará de menos remédio”, completa.

A corrida entra na lista das atividades indicadas na luta contra a hipertensão, desde que seja realizada em intensidade moderada. O ideal é a prática por pelo menos três vezes por semana, 40 minutos por dia. “Tudo depende do condicionamento do indivíduo. Para alguns, a corrida é uma atividade de alta intensidade, e isso pode ser prejudicial”, lembra Patrícia. Nesses casos, ela sugere outros esportes, como caminhada, bicicleta e natação.

Vale ressaltar que, para quem está com a pressão muito elevada, é necessário fazer primeiro um controle mínimo com medicamentos para depois dar início a alguma atividade física, sempre com autorização do médico. Isso porque, durante a prática de exercícios, há uma elevação momentânea da pressão arterial.

“A corrida nem sempre é capaz de normalizar completamente a pressão arterial por fatores como peso, alimentação, hereditariedade e idade, mas sempre traz benefícios se utilizada como um tratamento complementar aos medicamentos”, finaliza a cardiologista.




Coment·rios
2 Coment·rios

2 comentários:

  1. Oi, Roberto.

    Excelente dica!

    abraços e bons treinos.


    Helena
    @correndodebem
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena!

      Obrigado, e um abraço para você também.


      Roberto

      Excluir