Total de visualizações de página

sábado, 15 de setembro de 2012

Salto Alto e a Biomecânica do Aparelho Locomotor


Pessoal, segue um texto do professor Diego Fraga, da Authentic Run, para as corredoras de plantão:


Assessório muito utilizado pelas mulheres, o salto, propicia uma postura com maior elegância e feminilidade, porém seu uso freqüente pode torná-lo um vilão para o aparelho locomotor.

"Seu uso em excesso pode causar alterações e lesões na cadeia cinética do corpo. Iniciando pelos pés, que funcionalmente são importantes mecanismos de recepção e distribuição do peso corporal. Desta forma, a distribuição de cargas da pisada é modificada, reduzindo a pressão do calcâneo e deslocando-a para o antepé (podendo chegar até a 90% da pressão da pisada), o que ocasiona uma mudança no padrão da marcha, além de maior instabilidade.


As alterações posturais compensatórias aparecem como forma de adaptação, podendo aumentar a lordose e dobrar a carga que o joelho recebe. O tendão de Aquiles, devido à manutenção da posição do pé, pode sofrer encurtamento, juntamente com toda a cadeia posterior da perna, como as panturrilhas e isquiotibiais. 

Nós, corredores, sabemos que a baixa flexibilidade e desequilíbrio de força muscular podem causar lesões com bastante facilidade. Também é válido ressaltar que existe uma importante relação entre a altura do salto e a sobrecarga dos arcos do pé, quanto mais alto, pior.

Façam bom proveito, Authenticas, sem exageros! E se for necessário o uso diário, sugiro que procurem pelo modelo mais adequado, plataforma". 

Diego Fraga
Professor





Coment·rios
2 Coment·rios

2 comentários:

  1. Nós mulheres adoramos um salto e quase todas tem lordose. Eu evito ao máximo e prefiro as plataformas que são mais confortáveis.

    Porém é sabido que entre as mulheres salto é sinônimo de elegância e feminilidade. E tb pq somos menores que os homens, em geral.

    Deixar de usar não deixo, só evito nos dias que corro.

    Bom domingo e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é, Ivone, como diriam vocês, são os "ossos do ofício" de ser mulher. Concordo com o comportamento de vocês e a "cobrança" do meio que as cercam.

      Bom domingo e boa semana pra você também!

      Roberto

      Excluir