Total de visualizações de página

domingo, 6 de maio de 2012

Comportamento: O Que Passa nas Nossas Cabeças


O comportamento das pessoas é algo que me fascina.  Em todas as áreas, usamos (ou deveríamos usar) as técnicas de observação de comportamento.

Um médico, para entender o que aflige o paciente, um arquiteto, para perceber o que é importante para o cliente, e propor uma solução adequada, um administrador de empresas, para argumentar e negociar melhor, entre tantas.


E alguns comportamentos são quase clichês: uma pessoa que lhe ouve com os braços cruzados indica que não está muito interessada na conversa, uma menina que mexe no cabelo, quer chamar a atenção de alguém, e assim vai.

E eu fico olhando as pessoas que passam durante uma corrida, e imagino no que estão pensando, o que vai na cabeça delas, que músicas estão ouvindo, quantos K estão correndo naquele dia, se já fizeram uma Meia . . . 


Muitas vezes vejo pessoas de cara amarrada, azedas mesmo, e penso se depois da corrida não vão se sentir melhores. Outras vezes,  vejo pessoas que estão com uma enorme dificuldade para fazer o exercício (algum problema na perna, idade avançada que lhes deixou muito curvada, etc.) ou mesmo sem um braço, por exemplo, e no entanto, passam com semblante sereno a despeito das dificuldades, e até mesmo sorrindo.


Quando corro, ao contrário de muitos, não fico remoendo problemas, nem penso neles, não tenho tempo para focar no meu treino e nos problemas ao mesmo tempo - não sou Dual Core -  por isso, penso onde quero chegar naquele dia, com qual rendimento, nas coisas que quero fazer depois do treino, e em tudo de bom que aconteceu no dia. Se algum problema entra e se aloja na minha cabeça, aquele dia está comprometido, não rendo bem.


Treino pra mim, não é triturador de problemas, isso eu faço durante o dia, trabalhando, ou em casa, procurando soluções. Treino é o momento onde quero me sentir bem, e portanto, hora de pensar coisas positivas: estou atingindo a minha maior distância hoje, estou fechando a semana mais produtiva que já tive, meu pace está melhorando e hoje vai subir,...


Então, cara feia vinda de mim, só de cansaço, mas muitas vezes me pego rindo de coisas que pensei e me trouxeram recordações boas... sabe quando você "a corda" e percebe que não se lembra no que pensou nos últimos 30 segundos? A cabeça simplesmente estava em algum lugar que nem nós sabemos. 

Assim, penso sobre as pessoas que passam por mim, tento imaginar e fazer um mapa de quem são, o que trazem na memória, o quanto estão dispostas a ouvir e tentar mudar para viverem melhor. E de como mudam quando estão numa prova, parece que não há espaço para esses reminiscências.











Nenhum comentário:

Postar um comentário