Total de visualizações de página

domingo, 27 de janeiro de 2013

Pessoas Ativas São Mais Propensas a Se Manterem Felizes

Pronto! Mais uma pra conta!

Revista The Finisher.



Pessoas ativas são mais propensas a se manterem felizes
É o que aponta um estudo canadense, que monitorou a associação entre prática de exercícios e felicidade ao longo de 15 anos
texto Mariana Gianjoppe







Que a corrida provoca uma sensação de bem-estar logo após a sua prática isso todo mundo já sabe. Mas será que esse benefício é apenas temporário? Segundo um estudo publicado no Jornal Americano de Epidemiologia, a prática regular de exercícios também está associada a uma maior felicidade a longo prazo.

O estudo foi feito no Canadá e analisou oito ciclos da Pesquisa Nacional de Saúde da População, totalizando 15 anos. O objetivo foi avaliar como os níveis de atividade física no início e ao longo dos anos se associavam à felicidade.

A cada dois anos, os participantes da pesquisa eram questionados sobre a realização de vários tipos de atividades físicas e, depois, divididos nos grupos “ativos” e “inativos”, tendo como base seus gastos diários de energia. Eles também tinham que descrever quão felizes estavam, para serem separados entre “felizes” e “infelizes”. Aqueles que estavam infelizes na primeira vez que responderam à pesquisa foram eliminados do estudo.

Mantenha-se ativo e viva feliz

Os pesquisadores descobriram que, no começo do estudo, ser ativo estava associado com uma probabilidade 85% maior de estar feliz. Entre as pessoas felizes no começo da pesquisa, 49% eram inativas – de dois a quatro anos depois, estas apresentaram chances 45% maiores de estarem infelizes, em comparação com os participantes ativos. Pessoas felizes que ficaram inativas por dois ciclos consecutivos tinham duas vezes mais chances de se tornarem infelizes, em comparação a pessoas que permaneceram ativas em ambos os ciclos. Para finalizar, quem saía do sedentarismo para se tornar ativo era mais propenso a relatar a sensação de felicidade dois ou quatro anos depois.



Coment·rios
2 Coment·rios

2 comentários: