Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Treine Bem Alimentado


Valem as dicas. Revista The Finisher.



Treine bem alimentado
Veja como carregar os estoques de energia sem sentir desconforto na corrida
Mariana Gianjoppe







Cada corredor tem seu horário preferido para treinar. Tanto faz se você gosta de se movimentar logo cedo, na hora do almoço ou à noite. Em qualquer caso, a alimentação tem que ser motivo de atenção.  “O principal nutriente que o corredor deve consumir pré-treino é o carboidrato. Ele é muito importante para a geração de energia pelos músculos e evita qualquer processo de hipoglicemia (queda de açúcar no sangue)”, afirma a nutricionista Livia Hasegawa, especialista em Fisiologia do Exercício pela Unifesp. 

Uma grande preocupação dos corredores é que a ingestão de alimentos pré-treino cause desconfortos durante a corrida. Para evitar isso, a nutricionista recomenda que a refeição seja feita de 30 a 40 minutos antes da atividade, no caso de alimentos leves tipo pães, biscoitos e frutas. Para refeições maiores, como uma macarronada, o ideal são duas horas de antecedência. “Aconselho que, antes do treino, os corredores não comam fibras, gorduras, leite e derivados. Eles têm uma digestão mais lenta, que vai prejudicar o desempenho”, acrescenta Livia. 

O pior erro é correr em jejum. Sem a ingestão de carboidratos, o organismo fica sem o estoque adequado de energia no músculo e no fígado e passa a usar a massa muscular como fonte energética.

Confira a seguir algumas dicas para quem corre de manhã, à tarde e à noite:

De manhã
Se você corre logo cedo, uma boa opção é se alimentar com pães ou biscoitos sem recheio, com geleia ou mel, e um copo de suco de frutas. “Para treinos mais longos (mais de 1 hora), é indicado ingerir alguma proteína, como queijo cottage ou clara de ovo, em quantidade sempre moderada.”

À tarde
No caso de um corredor que treine depois do almoço, é melhor evitar frituras e carnes com muita gordura na refeição. Uma sugestão de cardápio é arroz e feijão (podem ser substituídos pelo macarrão), filé de frango grelhado (ou peixe), verduras e legumes. Lembre-se de respeitar as duas horas de intervalo entre refeição e treino.

À noite
“Se a pessoa não treina tão tarde, pode fazer um lanche rápido antes, como um pão com geleia e suco ou uma banana, e depois jantar normalmente”, recomenda a especialista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário