Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Running In The Rain

Meus melhores longões foram em dias nublados e com chuva e vento. 16 e 18K, na preparação da Meia de Floripa.

ADORO clima frio. Ou quente como Salvador, mas com uma chuvinha fina.

Revista The Finisher.



Running in the rain
Não cancele o treino por causa das chuvas de verão
texto Adalberto Leister Filho









A situação é comum neste começo de ano: você quer aproveitar aquele tempinho escasso pela manhã, antes do trabalho, ou o fim de tarde pós-rush para cortar o estresse e liberar a endorfina. Mas São Pedro não colabora, especialmente no fim de tarde. Dependendo da intensidade da chuva e do momento do treino, no entanto, não é necessário parar tudo e lamentar a falta de sorte. 

Basta tomar alguns cuidados.
 
“O ideal é não correr sob chuva intensa, principalmente em parques, por causa do risco de raios”, afirma o técnico Claudio Castilho, da assessoria esportiva Saúde e Performance.
 
O treinador Mário Sérgio Andrade Silva, da equipe Run & Fun, complementa: “O Brasil é um dos países com maior incidência de raios. Se a tempestade for muito forte, é melhor não sair. Mas não há problema em treinar sob chuva fraca”. Uma alternativa para não perder o treino, se o temporal inviabilizá-lo, é se conformar com uma corrida na esteira ou procurar locais abrigados.
 


CUIDADOS NA CHUVA



Hidratação – se por um lado o pé-d’água alivia o desgaste do sol do verão, ele não impede que o corredor perca líquido. “A necessidade de hidratação diminui porque a sudorese é menos intensa na chuva. Mas isso não quer dizer que o atleta não tenha que se hidratar”, explica Castilho. 



Perigo na pista – é preciso redobrar a atenção onde se pisa, pois o terreno fica mais pesado, escorregadio e com poças que podem esconder buracos. “Na rua, é necessário cuidado especial nas faixas de pedestres, que ficam lisas”, alerta Andrade Silva, da Run & Fun. 



Equipamento – se você não quer perder ritmo parando para amarrar o tênis, já que os cadarços desamarram mais facilmente, convém fazer um nó duplo; camisetas de tecido tecnológico retêm menos água que as comuns – portanto, pesam menos debaixo de chuva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário