Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de março de 2012

Alimentação: As Bobagens que Fazemos

O bom de ser criança é poder errar à vontade. No máximo, ganhamos um castigo ou algumas palmadas.

Quando crescemos, a coisa fica um pouco mais complicada.

E quantos erros não fazemos na nossa vida... Quando comecei a correr, estava ansioso para perder peso (foram 13,5Kg em 6 meses). E aproveitava que estava praticando uma atividade física e queimando calorias, para ser bem rigoroso com a dieta. 

E esse rigor gerou tantos erros... Como estava perdendo peso de forma contínua (média de 2Kg/mês), achava que estava tudo bem, e que podia turbinar o processo. E considerava que, se eu comesse pouco (pouco mesmo) e continuasse correndo e fazendo musculação, minha perda seria maior, sem risco de ganhar nada do que havia perdido.


Alguns dias eu almoçava salada, outros, jantava 2 torradas com queijo branco, e assim por diante. Obviamente, nada mais errado, e que me custou boas dores de cabeça, como: tontura, dificuldade pra completar os treinos, falta de disposição, etc.


E, aos poucos, fui descobrindo o óbvio: a alimentação deve servir e ser adequada à atividade, para que possamos fazê-la corretamente. Desta forma, as coisas acontecem. Simples assim.


Até porque, a alimentação adequada faz com que os músculos se recuperem, ganhemos massa magra, e não falte energia para treinarmos.


No final do ano comecei um programa com uma nutricionista. A alimentação passa a ser em intervalos mais frequentes e algumas alterações são feitas na dieta (eu já estava bem disciplinado). Mas, por exemplo: nem sempre eu consigo ingerir tudo o que está determinado no café da manhã, o que mostra que dieta não é comer pouco, é comer certo.


Alimentando-se bem e corretamente, podemos praticar as atividades  sem deixar de perder peso. E isso não é mágica: é maturidade.


Afobação e desconhecimento nunca traz benefício a longo prazo. Atividade aeróbica é ótima para perder peso, aliado a uma alimentação adequada, então...  













Coment·rios
1 Coment·rios

1 comentários:

  1. Logo no começo também cometi desatinos perdi35kg em 3 meses e me sentia fraca e até entrei em overtrainner,fui na nutricionista para parar de perder peso pois emagrecia sem parar.Hoje sigo a máxima e certeira de comer de 3/3 horas e pouca gordura,carbo integal ,nada de refri,muitas verduras,carne branca e frutas e me acostumei,adoroo.

    ResponderExcluir