Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de março de 2012

Toma (3a, acho, de muitas ainda) !

Ui ! 

Da série: quem mandou fazer "gracinha"?

Li uma vez, um relato de um repórter que viajou para fazer uma maratona quando os amigos, corredores profissionais o chamaram para correr leve antes da prova. Ele, sabendo do nível do pessoal, suspirou e foi. Ao terminar, agradeceu a eles por terem "pegado leve", ao que uma amiga respondeu: "Não pegamos, não. Quando o treino é para ser leve, tem que ser leve mesmo".

Pois, é. E aí vai uma lição aos iniciantes.

Chego ontem no treino e me chamam pra conversar: 

"Li seu post sobre o Regenerativo de Domingo. Quer dizer que correr domingo é bom, pode fazer como quiser? Um longão num dia e você quer correr novamente a mesma distância no dia seguinte?"

"É, mas conversei com Diego e ele pediu pra fazer um regenerativo. E eu fiz".

"E tentou melhorar o pace num regenerativo???"

"(sorriso amarelo) Bom, considere que meu pace não foi nada fora do normal, perto do que já fiz quando corria 5K. E que estava correndo mais devagar porque estava aumentando a distância. Eu simplesmente voltei ao mesmo patamar".

"Sim, até aí tudo bem. Mas o problema é o que você quer fazer. Não pode deixar de observar o programa, tem que respeitar os limites".

Ou seja: se você tem uma orientação de um personal ou de uma assessoria, tem um programa. E se tem um programa, respeite-o. 

10K no sábado e não gostaram nem um pouco de  saber que eu pensava em correr mais 10 no dia seguinte. Porque, ao contrário de quem já treina normalmente essa distância, para mim ainda é longão. E isso vale para qualquer corredor, guardadas as proporções.

Foco, disciplina, e conhecimento do seu corpo. E eu animado por não ter sofrido ainda nenhuma lesão, doido pra encontrar uma.

Às vezes eu escrevo meus desejos, sonhos, loucuras, até. Mas isso não significa que são o certo, e muitas vezes, nem os realizo. E não devem incentivar ninguém a fazê-lo. A idéia é que as pessoas se sintam motivadas e iniciem uma atividade. Aproveitem apenas o que é sensato. E nem sempre, infelizmente, somos sensatos.








Coment·rios
1 Coment·rios

1 comentários:

  1. Kkkkkkkkkk. Bem feito! Quando eu digo que não vou porque não quero forçar, porque tem que ter um período de descanso, porque eu já tive duas lesões, é porque sou certinha e cumpro a planilha né?
    Agora seu lema tem que ser: "Faça o que eu digo e FAÇA o que eu faço"

    ResponderExcluir