Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de maio de 2012

Superação Rima com...?

Quando eu tinha uns 14 anos, lá no que hoje é o Ensino Fundamental, era tímido, desses que quando vai ao médico, dá bom dia na recepção, e espera passar despercebido.

Apresentação de trabalho era um suplício, uma tremedeira daquelas.

Um dia, tinha uma apresentação em grupo de história. Passei 2 dias estudando com um livro na mão pela casa. Sabia o assunto todo, mas ir pra frente, era outra coisa. E como. Tinha medo de não ser tão bom quanto meus colegas, de fazer a equipe  perder pontos por minha causa, essas coisas. Muita pressão e cobrança de mim, para mim mesmo.

No dia da apresentação, no palco, com meu grupo na frente da sala, percebi que alguns colegas, claramente, não haviam estudado absolutamente NADA. E levaram no "embromation", famosa "cara dura".

Aprendi, naquele dia, 4 coisas, analisando a minha e as demais apresentações:

#1: Você pode melhorar seus resultados em qualquer circunstância
#2: Sempre, e isso não deve ser conforto, tem gente pior que você
#3: Você vai encontrar alguém que pode superar. Sempre
#4: E, no seu caminho, outras tantas que estão em outro patamar e só nos cabe admirar, porque tentar chegar lá é perda de tempo

Mas isso não me fez menos tímido. Entrei na faculdade com esse "peso". Só que lá, ir na frente e mandar ver faz toda a diferença, pois quem menos corre, voa. E comecei indo "meio assim", umas vezes não havia me preparado bem, outras saía tudo bem. E assim, percebi que não tinha segredo, era uma grande bobagem ter medo de falar em público.

Isso fez uma grande diferença quando comecei a trabalhar: meu preparo, atualização nos assuntos da minha área, e como apresentava meus argumentos. Alguns anos depois, quis o destino que eu caísse na área de treinamento de parceiros da empresa na qual trabalhava. E treinamento de crédito para lojistas que detestavam quando negávamos propostas dos clientes. Já pensou no tamanho do problema? 

E assim foram mais de 5.000 pessoas treinadas, algumas turmas com mais de 150 pessoas, em lugares como Belém do Pará, Manaus, Brasília, e assim por diante. Rsrs... continuo reservado, na minha, mas entendo que temos que assumir diferentes papéis: quando estou trabalhando e tenho que visitar clientes, atender aqueles chateados por um motivo ou outro, na minha vida pessoal com minha família, como consumidor, etc. E é como deve ser.

Quando comecei a correr, já disse aqui, nem 2 minutos diretos conseguia. Domingo, foram 110 minutos. Em (bem) menos do que isso se faz uma Meia Maratona (não eu, claro). E olhamos para trás e pensamos em como perdemos tempo acreditando na impossibilidade do possível.

And that, as they say, is that.






Pera, eu não ia falar, mas não me contive: tem um filme (Rocky IV), onde, no final, Stallone, todo machucado (ele normal já é assim mesmo), após vencer uma luta contra um russo, na Rússia, fala um clichê água com açúcar de doer, que muita gente nem aguentaria assistir, mas eu adoro as músicas do filme e minha infância teve esse e outros tantos filmes, que, hoje, no esporte, fazem algum sentido.

Diz ele: "Eu vim aqui e vi muita animosidade. Agora, vejo pessoas me aplaudindo nesse estádio. E quero dizer, que... seu posso mudar... se vocês podem mudar... então todo mundo pode mudar". 

Poxa, eu sei que mais simplório impossível, mas filmes como esse já significaram tanto pra mim...  :-)

E aí, bora correr? Deixar os problemas pra trás?



Coment·rios
3 Coment·rios

3 comentários:

  1. Olá, Roberto.
    Muito legal seu relato. O objetivo na corrida é manter o foco e ter garra, persistência nos treinos. Com tempo, vamos colhendo os frutos. Nos vemos em Floripa então...
    Já estou seguindo seu blog.

    Forte abraço,
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Helena, o foco e a disciplina nos tornam melhores.
      O desafio de Floripa é grande, mas se depender da força de vontade, vai dar certo.

      Até!

      Roberto

      Excluir
  2. Olá Roberto.
    Conheci o seu blog por um comentário seu no
    blog da Helena correndodebemcomavida.blogspot.com e me identifiquei muito com esse seu post.

    Relembrei do meu "pré" começo no ano passado e a decisão tomada no dia 1º de janeiro deste ano e o quanto eu já avancei.

    Desejo sucesso, bons treinos e excelentes corridas
    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir