Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O Poder da Vitaminas

Informação nunca é demais. Conhecendo um pouco mais as vitaminas e seu uso.

Matéria da Revista The Finisher.




O poder das vitaminas
Conheça as propriedades das vitaminas e entenda porque elas são necessárias na suplementação
Marina Oliveira






Além das proteínas e carboidratos, a suplementação do corredor ou triatleta que busca performance deve conter ainda o consumo de vitaminas de forma isolada. “É impossível obter nutrientes nas quantidades recomendadas por meio apenas de fontes naturais”, afirma o educador físico e nutricionista Reinaldo Bassit.

O complemento na ingestão das vitaminas A, B, C, D e E é primordial para o desempenho no esporte. “Elas fornecem ao atleta o substrato para o organismo ter mais energia, evitam a fadiga muscular e combatem os radicais livres que surgem com o estresse físico”, explica Larissa Cohen, nutricionista da clínica esportiva Espaço Stella Torreão.

Veja a seguir as principais propriedades das vitaminas:

A: Antioxidante, capaz de combater os radicais livres produzidos pelo exercício físico. É importante para o desenvolvimento ósseo e no aumento da imunidade.

B: Entre as vitaminas do complexo B, o destaque fica para a B2, B3 e B6, que auxiliam no transporte de oxigênio, interferem no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras e fornecem energia; e a B12, que combate a fadiga.

C: Além de antioxidante, atua na síntese de colágeno e na melhor absorção de ferro. O ideal é consumir o suplemento junto com o almoço, ou no café da manhã, antes do treino.

D - Auxilia na absorção intestinal de cálcio (evitando fraturas por estresse), e é sintetizada sob ação dos raios UV. A suplementação só deve ser feita caso o atleta apresente deficiência.

E - Previne as cãibras, principalmente quando associada ao magnésio, ao fósforo e ao potássio. Sua deficiência pode causar dores musculares. Está presente nos géis de carboidrato.

ALERTAS PARA O CONSUMO
! A partir de exames que indiquem quais nutrientes são deficientes no organismo, um nutricionista pode indicar cápsulas que contenham apenas as vitaminas necessárias, evitando o consumo exagerado.
! O excesso pode levar à hipervitaminose, cujas consequências vão de dores ósseas a problemas gastrointestinais e renais, dependendo do tipo da vitamina.
! Algumas vitaminas já estão presentes em suplementos pós-treino, como os géis de carboidrato e o Endurox, que contam com vitamina E.




Nenhum comentário:

Postar um comentário