Total de visualizações de página

sábado, 22 de dezembro de 2012

Tipos de Piso

Para variar nos treinos. 

Matéria da Revista O2.



Asfalto
Neste tipo de terreno o impacto sobre as articulações do joelho é maior que em uma esteira, por exemplo. E, como não é possível mensurar com exatidão o ritmo da caminhada, o esforço pode ser maior. Em compensação, exercita-se mais a musculatura das pernas.
Esteira
Este talvez seja o melhor piso para quem está começando a caminhar. Além de amortecer o impacto, permite o controle da intensidade do exercício. Ao mesmo tempo, pode ser um ser um grande desafio para os iniciados por conta da regulagem da inclinação que alguns modelos de aparelhos proporcionam.
Areia
Obviamente este tipo de piso dispensa o uso de tênis. Mesmo porque o impacto sobre o corpo é bem inferior ao produzido pelo asfalto, por exemplo, caso a areia seja fofa. “É uma das melhores opções para quem quer fazer um trabalho de força e resistência muscular, devido à maior dificuldade de locomoção”, diz Acivam Lopes, personal trainer de Brasília. “Ao mesmo tempo, exige mais prudência por aumentar o risco de torções.” Agora, se a areia for dura, o exercício é parecido ao praticado no asfalto.
Grama
A grande vantagem deste tipo de piso é oferecer maior proteção às articulações, já que amortece o impacto do exercício sobre o corpo. É indicado, portanto, para quem é adepto de longas caminhadas.
Água
Outra boa opção para exercitar a musculatura, já que o meio líquido oferece mais resistência ao movimento. Sem contar o grau de segurança que proporciona por aliviar o impacto do exercício sobre o corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário